Governo Federal lança novo canal de comunicação dos servidores: o gov.br

Serviço | 15 de abril de 2021

Autor: Erika Braz

A pedido de alguns servidores, o Sinditamaraty checou e constatou que o Governo Federal tem sim enviado e-mails sobre a conta gov.br. Esse será o único canal de acesso a vários serviços relacionados à vida funcional dos servidores, como, por exemplo, consulta ao contracheque, consignações e envio de atestado de saúde.

Segundo o Governo Federal, o sistema existirá para todos os cidadãos, no entanto está em fase final de desenvolvimento de um aplicativo exclusivo para os servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas, com assuntos específicos a eles. A Secretaria Especial de Gestão, Desburocratização e Governo Digital do Ministério da Economia é a responsável por essa ação.

Todos os servidores podem criar a conta pelo endereço acesso.gov.br. Caso alguém tenha dificuldades, neste site há um passo a passo para ajudar. A confiabilidade do canal pode ser consultada em confiabilidades.acesso.gov.br. Lá, também, o usuário pode adquirir os selos Prata e Ouro.

Selos de Confiabilidade
Essas autenticações representam os níveis de segurança da identidade do usuário, permitindo o acesso deles à plataforma. Existem os níveis Bronze, Prata e Ouro.

“Os Selos de Confiabilidade estão presentes em cada nível de autenticação e consistem em orientar para qualificação das contas com a obtenção dos atributos autoritativos do cidadão a partir das bases oficias de governo, por meio das quais permitirão a utilização da credencial de acesso em sistemas internos dos clientes e serviços providos diretamente ao cidadão”, explica documento do Governo Federal.

Passo a passo
Crie sua conta gov.br assim:

- Acesse o portal do gov.br;
- Clique em "acessar a sua conta gov.br";
- Clique em "crie sua conta".

Atenção! Não existe opção de excluir a conta gov.br. Caso não lembre-se das informações de login, é preciso seguir os passos para “recuperação de senha”.

Acesse aqui mais informações sobre os Selos de Confiabilidade