NOTÍCIAS

Governo autoriza a nomeação de 50 Oficiais de Chancelaria aprovados no último concurso

Governo autoriza a nomeação de 50 Oficiais de Chancelaria aprovados no último concurso

Após um ano de mobilização, em articulação conjunta do Sinditamaraty e da Comissão de Aprovados, o governo federal autorizou, nesta quinta-feira (2), a nomeação de 50 Oficiais de Chancelaria aprovados dentro do cadastro reserva do último concurso, realizado em 2023. O trabalho segue em busca do reconhecimento da necessidade de concursos periódicos visando a recomposição contínua dos quadros do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

“Esta vitória é fruto da luta coletiva. O Sinditamaraty tem atuado incansavelmente para garantir a valorização das carreiras do Serviço Exterior Brasileiro (SEB). Agora, nosso compromisso é continuar pressionando para que as nomeações ocorram o quanto antes, de forma a assegurar que os aprovados possam assumir seus postos e contribuir para a diplomacia do país”, afirma a presidente do Sinditamaraty, Gabriela Perfeito.

A presidente ressalta a crescente demanda do MRE, com o avanço da população expatriada e consequente aumento dos serviços consulares, evidenciado também nos grandes eventos realizados no Brasil, como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

Na próxima quinta-feira (9), o sindicato participará de audiência pública na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), na Câmara dos Deputados, para discutir a importância da nomeação de todos os aprovados no último certame. O edital de 2023 previa 50 vagas imediatas e 50 de cadastro reserva. Até o momento, foram nomeados 50 candidatos e autorizadas mais 50 nomeações.