Governo abre capacitação para o Programa de Gestão da Administração Pública

Serviço | 16 de agosto de 2021

Autor: Erika Braz

Em 2020, por meio da Instrução Normativa (IN) 65, o governo federal anunciou mudanças na forma de avaliação do trabalho executado pelos servidores públicos. O objetivo é que eles sejam avaliados pela produtividade e não mais por frequência e outros fatores burocráticos. Isso porque o documento, que moderniza a Administração Pública, permite que os servidores adotem três formas de trabalho: o remoto, o presencial ou o híbrido.

A fim de possibilitar essa atualização do Estado, os servidores públicos, especialmente os que ocupam cargos de chefia, estão sendo convidados a fazerem cursos para a Certificação Avançada. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Economia (ME) serão os responsáveis por este Programa de Gestão.

Assim, estão à disposição dos servidores oito cursos com o intuito de colocar em prática a iniciativa. “O mundo do trabalho mudou e o governo federal também está mudando. Estamos prontos para oferecer aos servidores todo o conhecimento que eles precisam para se reinventar e aperfeiçoar habilidades profissionais alinhadas a essa nova realidade”, afirmou o presidente da Enap, Diogo Costa.

Capacitação
Segundo o governo federal, os cursos visam capacitar os servidores em termos de gerenciamento do tempo, das equipes, das relações interpessoais, das entregas a serem realizadas como fruto do trabalho, além de inteligência emocional.

Confira os treinamentos disponíveis:

Para profissionais em geral (parte I)
- Noções básicas de trabalho remoto│10h
- Teletrabalho e educação a distância│8h
- Inteligência emocional│50h
- Gestão pessoal - base da liderança│50h

Inscrições para a parte I

Para ocupantes de cargos de chefia (parte II)
- Gestão de equipes em trabalho remoto│20h
- Liderança e gestão de equipes│30h
- Desenvolvendo times de alta performance│30h
- Gestão de conflitos e negociação│20h

Inscrições para a parte II

Nas duas capacitações, o servidor receberá a certificação de conclusão somente se realizar todos os cursos dentro de um prazo de 365 dias (a contar da data de inscrição no primeiro treinamento até a data de inscrição no último). Além, claro, se for aprovado em todos os cursos relacionados ao programa.

Importante lembrar que, de acordo com a Instrução Normativa 65/2020, as atividades executadas pelos servidores públicos obedecerão a metas, prazos e entregas previamente definidas.

Acesse aqui a IN 65/2020