As filiadas e os filiados do Sinditamaraty têm até esta terça-feira (16) para decidir sobre a declaração de estado de greve dos servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em razão do atraso no pagamento do auxílio-moradia — antiga Residência Funcional (RF). A votação foi aberta no início da tarde desta segunda-feira (15), durante Assembleia Geral Extraordinária.
O sindicato informou à justiça o descumprimento da decisão que determinou, em 2015, a obrigação da União de pagar sem atrasos a RF. A medida foi tomada após diversas filiadas e filiados relatarem a ausência de pagamento da indenização referente ao mês de novembro.
Diante da recorrência de atrasos ao longo do último ano, o Sinditamaraty também ajuizou, no segundo semestre de 2024, mandado de segurança preventivo com o objetivo de evitar novas irregularidades no repasse.
O auxílio-moradia é uma indenização devida às servidoras e aos servidores do MRE quando em missão permanente ou transitória no exterior, sendo essencial para custear despesas habitacionais no posto de lotação.
Como votar
Acesse a “Área da Pessoa Filiada” no site do Sinditamaraty com login e senha. Caso não tenha atualizado a senha, use:
Login: CPF
Senha: sinditamaraty + 3 primeiros dígitos do CPF (ex: sinditamaraty123)
Se esquecer a senha, clique em “Redefinir a senha” para receber um link por e-mail.
Dúvidas? Entre em contato: (61) 99677-1513.
A votação estará disponível até às 23h59 de terça-feira, 16 de dezembro (horário de Brasília).


