Entenda tudo sobre cadastro e benefícios dos dependentes e pensionistas de filiados ao Sindy

Institucional | 10 de setembro de 2021

Autor: Erika Braz

Além dos servidores ativos e inativos, o Sinditamaraty representa também os pensionistas do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e, ainda, concede alguns benefícios aos dependentes dos servidores filiados ao Sindicato. Por isso, preparemos este FAQ - perguntas e respostas - como forma de ajudar esse público. Veja:

- Quem pode ser dependente dos servidores filiados?
Os filiados poderão indicar como dependente os cônjuges, companheiros, filhos, pessoas sob tutela judicial ou que seja declarada como dependente no imposto de renda.

- Pensionistas dos servidores do MRE podem se filiar?
Sim. Conforme o artigo 5°, inciso II, do Estatuto do Sinditamaraty, poderão se filiar os titulares de pensões instituídas em razão do falecimento de servidores do quadro permanente do ministério, especificamente, os assistentes de chancelaria, os diplomatas, os oficiais de chancelaria e os servidores do Plano de Classificação de Cargos e Salários (PCC) e do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

- Como funciona o cadastramento dos dependentes?
Os servidores filiados deverão encaminhar e-mail para [email protected] ou requerimento de próprio punho, quando o atendimento voltar a ser presencial, com o nome completo do dependente, CPF, data de nascimento, grau de parentesco e telefone de contato.

- Como o pensionista pode se filiar?
O procedimento é o mesmo dos demais servidores. Deverão preencher o formulário eletrônico disponível no site do Sinditamaraty e optar pela “Ficha de Adesão para Pensionistas”. Mais detalhes, acesse https://sinditamaraty.org.br/filie-se.

- Que tipo de benefícios os dependentes e pensionistas podem usufruir?
1. Atendimento jurídico com as assessorias do Sinditamaraty;
2. Todos os benefícios do Clube de Vantagens do Sindicato, com descontos em inúmeros estabelecimentos. Para isso, os servidores filiados deverão realizar o cadastro de cada dependente diretamente no perfil de acesso ao clube, no endereço eletrônico https://sinditamaraty.temmaisvantagens.com.br/login.

- O Sindicato emite alguma declaração de vínculo dos dependentes e filiados pensionistas?
Caso os filiados tenham interesse na declaração que comprove o vínculo e dependência no Sindicato, o documento deverá ser solicitado pelo e-mail [email protected]. Normalmente, essa declaração é apresentada à Divisão de Pessoal do MRE para diversos fins, entre eles a constatação de união estável.

Dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected]