Em webinar, Sindicato aborda a preparação para a aposentadoria

Geral | 27 de outubro de 2020

“Como se preparar para a aposentadoria” foi o tema de mais um webinar organizado pelo Sinditamaraty e transmitido ao vivo pelas redes sociais do sindicato, nesta terça-feira (27). O bate-papo abordou a organização financeira e psicológica antes da aposentadoria, trazendo dicas e respondendo perguntas dos expectadores.

Ernando Neves, oficial de chancelaria e ex-presidente do Sindy foi convidado para mediar o bate-papo. Ele lembrou que mesmo após o fim da carreira profissional, o Sindicato continua representando o servidor. “O Sinditamaraty privilegia a relação com os aposentados. Representa, organiza eventos, coordena um grupo de WhatsApp para mantê-los conectados uns aos outros”, citou.

O oficial de chancelaria recém aposentado, Alexey van der Broocke, contou um pouco de sua experiência na hora de encerrar a vida profissional. “As preocupações com o processo de aposentadoria se deram um ano antes. Mas, consegui me organizar. Há futuro após a aposentadoria”. Como ponto negativo da aposentadoria, Alexey diz sentir falta dos colegas e da atuação no MRE. Já positivamente, ele destaca o fato de poder ter uma agenda pessoal, “podendo buscar o novo nessa fase da vida”.

Juliana Fróis, psicóloga, destacou a importância de cada pessoa ter sua identidade preservada após a aposentadoria, lembrando que existe uma vida além da laboral. “Trabalhar ‘o quem eu sou’ antes de aposentar é uma forma de se preparar para a aposentadoria”, explicou.

Preparação financeira
A psicóloga e oficial de chancelaria, Deyse Medeiros, falou sobre o preparo financeiro antes da aposentadoria. “Você vai precisar suas contas no papel. E mais importante do que tudo: você vai precisar tomar decisões a respeito. Pensar no que cortar, no que substituir. Fazer uma reserva financeira dentro daquilo que você considera para estar tranquilo”.

Deyse recomenda investimentos para que sejam mais uma fonte de renda durante a aposentadoria. “Não espere o momento perfeito para se organizar. A aposentadoria tem que ser pensada desde o início da carreira profissional”, alertou.

Rosiley Cândido, assistente social, diz que para cada etapa da vida, a gente tem que ter projeto. “Dinamicidade do projeto de se aposentar. Este é um processo fundamental, pois, dará o norte sobre como a pessoa viverá, como se relacionará, como se manterá financeiramente quando se aposentar”.

O webinar foi também uma forma de comemorar o Dia do Servidor Público, lembrado todos os anos no dia 28 de outubro. Para saber mais sobre aspectos financeiros e psicológicos da aposentadoria, assista ao webinar. Aproveite e compartilhe com seus colegas!