Eleitos para o biênio 2021/2023 do Sinditamaraty tomam posse

Institucional | 02 de julho de 2021

Autor: Erika Braz

Foto por Albino OliveiraOs integrantes da 8ª gestão do Sinditamaraty tomaram posse, nessa quinta-feira (1º), em cerimônia tele presencial – realizada em Brasília e transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da entidade. Em atenção às recomendações sanitárias neste momento de pandemia, a solenidade não foi aberta ao público. Tomaram posse a Diretoria Executiva (DE), o Conselho Fiscal (CF) e o Conselho de Gestão Estratégica (CGE) do Sindicato para o biênio 2021/2023.

Durante o pronunciamento, o presidente reeleito do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, fez menção ao primeiro biênio à frente da entidade e destacou os desafios da atuação da Diretoria Executiva no cenário de Covid-19. “Falar desses dois anos sem comentar a pandemia é impossível. Toda a nossa capacidade de trabalho foi voltada a garantir um ambiente seguro e saudável aos colegas, com preocupação à saúde do servidor – que sempre foi pauta do Sindicato -, mas que tomou uma importância muito maior neste momento tão complicado”, pontuou.

Entre os principais avanços da luta sindical nesse período, foi destacado pelo presidente o acréscimo ao quadro de servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) de mais 30 oficiais de chancelaria, aprovados no último concurso para a carreira. A posse dos novos servidores, em 2020, coroou a atuação do Sinditamaraty nessa gestão, segundo João Marcelo. Dos novos oficiais de chancelaria, dois estarão atuando na entidade neste biênio.

Valorização dos servidores
Sobre os próximos anos, o presidente afirmou que a valorização dos servidores continuará sendo a pauta mais constante do Sindicato. “E neste momento em que se discute uma nova administração pública no Brasil, a nossa preocupação é com a defesa das carreiras do Itamaraty e que elas tenham, dentro de qualquer Reforma que surja, as suas prerrogativas e particularidades protegidas e que nosso trabalho possa continuar sendo feito com a qualidade, com o profissionalismo e a dedicação que sempre nos caracterizou”, ressaltou.

Encerrando os trabalhos da Comissão Eleitoral, a presidente do grupo Ilka Joko lembrou aos presentes que essas eleições foram 100% digitais e alcançaram um número expressivo de filiados votantes. “Constatamos o aumento da participação de filiados no pleito que ocorreu de forma tranquila. É com satisfação que encerramos o nosso trabalho realizado de acordo com o novo Estatuto recentemente aprovado. Desejamos aos eleitos, sucesso e belas conquistas para o Serviço Exterior Brasileiro durante seus mandatos”, disse.

Sindicato Forte
Além do presidente João Marcelo Melo, foi reeleito para este biênio, como um dos vice-presidentes da entidade, o servidor Jansen Martins. Em sua fala, ele contou sobre a experiência positiva do biênio 2019/2021 e pontuou sobre mais um período à frente do Sindicato. “Permaneço porque acredito que podemos fazer do MRE um lugar onde todos possam trabalhar com harmonia. Vi a importância de estarmos coesos ao longo do primeiro mandato de gestão”.

Já os novos integrantes da Diretoria Executiva, Antonio Cottas (1º vice-presidente) e Pedro Franco (diretor financeiro) manifestaram satisfação quanto à primeira gestão deles no Sinditamaraty. “Espero fazer um trabalho construtivo, correto e em equipe, em benefício do Sindicato e de toda comunidade do Itamaraty”, afirmou Cottas após agradecer a confiança dos colegas nesta empreitada.

Pedro Franco também fez menção à representação da entidade. “O Sinditamaraty é um Sindicato diferenciado, com a participação ativa dos servidores e que realmente pensa no bem comum e na união das quatro carreiras que formam o Itamaraty”, finalizou. Ele atuou na comissão dos aprovados no último concurso para oficiais de chancelaria e foi nomeado servidor em maio do ano passado.

Confira quem são os novos dirigentes do Sinditamaraty:

DIRETORIA EXECUTIVA
- Presidente: João Marcelo São Thiago Melo – Oficial de Chancelaria;
- 1º Vice-Presidente: Antonio Cottas de Jesus Freitas – Diplomata;
- 2º Vice-Presidente: Jansen Torres Martins – PCC/PGPE;
- Diretor Financeiro: Pedro Augusto de Carvalho Franco – Oficial de Chancelaria;

CONSELHO FISCAL – UNIDOS NO FISCAL
- 1º Conselheiro/Brasil: Mario Augusto Morato Pinto de Almeida – Diplomata;
- 2º Conselheiro/Brasil: Helder Nozima Pereira – Oficial de Chancelaria;
- 3º Conselheiro/Exterior: Ivana Vilela Pereira Borges de Lima – Oficial de Chancelaria;

CONSELHO DE GESTÃO ESTRATÉGICA
ASSISTENTES DE CHANCELARIA:
- Alexey van der Broocke;
- Heber Filipe da Mata Borba;

DIPLOMATAS:
- Ezequiel Gerd Chamorro Petersen;
- Andreia Cristina Nogueira Rigueira;

OFICIAIS DE CHANCELARIA:
- Rodrigo Lima Sereno;
- Carolina Nogueira Lannes Gonçalves;

PCC/PGPE:
- Alderimar de Sousa Abreu Carvalho;
- Amaury Nóbrega de Menezes.

Como determina o Estatuto do Sinditamaraty, a Comissão Eleitoral foi desinstalada logo após a cerimônia de posse dos eleitos.

Crédito das imagens: fotógrafo Albino Oliveira