Eleições 2022: O papel dos servidores do Itamaraty no #DiaDaDemocracia

Eleições 2022 | 27 de outubro de 2022

Autor: Luana Lima

Neste domingo, dia 30 de outubro, será realizada a votação para o segundo turno das eleições 2022. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), as urnas eletrônicas lacradas serão entregues nos locais nacionais de votação sexta-feira (28). O órgão, junto ao Itamaraty, ainda despachou 95 urnas para países em que há brasileiros aptos a votar para o segundo turno da presidência.

Conforme divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, houve um aumento expressivo do número de eleitores brasileiros no exterior: 39,2% a mais em comparação às eleições de 2018 e 96,8% quando comparado a 2014. Atualmente, 697.078 eleitores estão aptos a votar no exterior, quantitativo superior ao eleitorado de três estados brasileiros: Acre (588.433), Amapá (505.106) e Roraima (366.240).  Para ler mais sobre os eleitores brasileiros no exterior, clique aqui.

A importância dos servidores do MRE nas eleições

A Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores (DAC/MRE), composta por servidores de todas as categorias – assistentes de chancelaria, diplomatas, oficiais de chancelaria e integrantes do PCC/PGPE – é a responsável por articular a comunidade brasileira fora do país durante o período de votação e organizar as eleições, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) e os postos do MRE de cada país.

Neste ano, os brasileiros exercem o direito de voto para os cargos de presidente e vice-presidente da República em 132 outros países. De acordo com a responsável pelos assuntos eleitorais da DAC, a servidora Marília Beltrão, cabe ao Itamaraty cuidar da “administração dos recursos liberados pelo TSE, da organização dos locais de votação; e da indicação e capacitação de servidores para apoio durante as eleições.”

A oficial de chancelaria também destacou que a Divisão atua como ponte entre o Cartório Eleitoral do Exterior e os postos do Itamaraty, o que envolve levantamento de custos, apoio logístico, envio das urnas e material eleitoral por meio da mala diplomática – serviço de comunicação do Itamaraty com suas representações em todo o mundo.

Seu voto faz diferença!

O segundo turno das eleições será realizado no dia 30 de outubro, próximo domingo. Os eleitores votarão para presidente em todo o país e para governador em 12 estados. Para esses casos, a ordem de votação será: governador (dois dígitos) e presidente (dois dígitos).

Quem não votou no primeiro turno das eleições de 2022 pode votar no segundo turno, desde que o título eleitoral esteja regular. Segundo o TSE, cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral.

Para votantes que estão no Brasil, o funcionamento das urnas será das 8h às 17h, horário de Brasília, o qual será usado para todo o país nesta eleição, incluindo estados com fuso horário distinto.