Eleições 2022: Itamaraty envia urnas eletrônicas para eleitores brasileiros em 77 países

Eleições 2022 | 16 de setembro de 2022

Autor: Luana Lima

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) despachou, nessa quarta-feira (14), 989 urnas eletrônicas às representações diplomáticas de 77 países, nos quais brasileiros residentes aptos votarão para presidência da República. Outros 29 países receberão urnas de lona para votos em cédulas de papel, dado o baixo número de eleitores – entre 30 e 100 pessoas.

Os dispositivos lacrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) foram enviados por mala diplomática, serviço de correspondência do Itamaraty. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a expectativa é que cerca de 697 mil brasileiros, votem para os cargos de presidente e vice-presidente da República. Os Estados Unidos abrigam o maior número de brasileiros aptos a votar, com 182.986 eleitores, enquanto o Nepal, por outro lado, tem o menor eleitorado brasileiro: apenas 33 votantes.

Como funciona a eleição para brasileiros no exterior?

A Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores (DAC/MRE) é a responsável por articular a comunidade brasileira fora do país durante o período de votação e organizar as eleições, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) e os postos do MRE de cada país.

De acordo com a responsável pelos assuntos eleitorais da DAC, a servidora Marília Beltrão, cabe ao Itamaraty cuidar da “administração dos recursos liberados pelo TSE, da organização dos locais de votação; e da indicação e capacitação de servidores para apoio durante as eleições.”

O Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, destacou a importância de cada voto para o resultado das eleições e desejou um bom trabalho aos envolvidos, que tornam possível a realização de eleições brasileiras ao redor do mundo. Confira: https://bit.ly/3BJ9hFH.

Para ler a matéria completa do Sindy sobre como servidores do Itamaraty prestam suporte ao eleitorado brasileiro no exterior, clique aqui.

Seu voto faz diferença!

As eleições gerais este ano serão realizadas nos dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno), caso necessário. Os eleitores, no Brasil, votarão na seguinte ordem: deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e presidente.

Para esses eleitores, o funcionamento das urnas será das 8h às 17h, horário de Brasília, o qual será usado para todo o país nesta eleição, incluindo estados com fuso horário distinto.

Entretanto, por causa da diferença de fuso-horário, o TRE-DF informou que as eleições em Wellington, capital da Nova Zelândia, onde 3 mil brasileiros votarão, serão abertas às 20h (horário de Brasília) no dia 1º de outubro.

Confira o Calendário Eleitoral
completo!

Leia também a matéria do Sinditamaraty sobre o período de propaganda eleitoral aqui.

*Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo.