Eleições 2022: Confira as principais orientações para votar neste domingo (2)

Eleições 2022 | 30 de setembro de 2022

Autor: Luana Lima

Neste domingo, 2 de outubro, ocorrerá o primeiro turno das Eleições Gerais, para os cargos de deputado(a) federal, deputado(a) estadual/distrital, senador(a), governador(a) e presidente, respectivamente. O funcionamento das urnas será das 8h às 17h – horário de Brasília.

No teclado da urna, digite o número dos candidatos de sua preferência, na ordem citada. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Confira as informações e aperte a tecla verde “Confirma” para ter seu voto computado.

Quais documentos são necessários para votar?

No dia da eleição, é preciso apresentar, além do título de eleitor, um documento oficial com foto. Veja as opções aprovadas por lei:

• Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira nacional de habilitação.

Atenção! Certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

No título de eleitor, constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. O eleitor, que preferir, poderá instalar a versão virtual em seu celular, o aplicativo “e-Título”, disponível na Google Play Store e Apple Store, até o sábado, dia 1° de outubro.

O que é permitido no dia das eleições?

• Os eleitores poderão fazer o uso individual de bandeiras, broches, adesivos, dísticos e camisetas de seu partido ou candidato escolhido, contanto que seja uma demonstração silenciosa;

• O comércio poderá abrir e funcionar normalmente no dia da eleição, desde que proporcione efetivas condições para que seus funcionários exerçam o direito e o dever de votar.

O que é proibido no dia das eleições?

• Toda e qualquer propaganda eleitoral é proibida no dia da votação. Isso inclui:
    utilizar alto-falantes e amplificadores de som ou promover comício ou carreata;

• Qualquer manifestação coletiva ou barulhenta pelos eleitores não é permitida até o fim da votação (17h), independente da utilização de veículos. Assim, não poderá acontecer aglomeração de pessoas usando vestuário padronizado idem;

• Na cabina de votação, é estritamente proibido o uso de celular, câmera fotográfica, filmadora, radiocomunicador ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto;

• Proibido descartar propaganda eleitoral nas ruas e nos locais de votação ou consentir com o descarte do material, ainda que na véspera da eleição;

• Está vedada a distribuição de camisetas aos eleitores no dia da votação;

• Candidatos não poderão impulsionar publicações novas de propaganda eleitoral na internet, podendo ser mantidos as aplicações e os conteúdos divulgados anteriormente.

• Os eleitores não podem ser abordados nem persuadidos de qualquer forma em relação ao seu voto, seja por suborno, utilização de métodos de persuasão ou convencimento;

• Pesquisas eleitorais realizadas no dia da eleição só poderão vir a público após o fim das votações.

Seu voto faz diferença!

As eleições gerais este ano serão realizadas nos dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno), caso necessário.

Vote com consciência e atenção neste domingo! O Calendário Eleitoral completo está disponível clicando aqui.

Luana Lima, estagiária sob supervisão de Gabriella Bontempo.