Notícias

Divulgado o Edital do Processo Eleitoral do Sinditamaraty para o biênio 2021/2023

Sindy Eleições | 20 de maio de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


A Comissão Eleitoral divulgou, nesta quarta-feira (19), o Edital do Processo Eleitoral para o biênio 2021/2023 do Sinditamaraty. No documento, foram estabelecidas as normas do pleito, conforme determina o novo Estatuto da entidade. 
 
Em junho deste ano, por meio de votação eletrônica, serão preenchidos os cargos do Conselho de Gestão Estratégica (CGE), da Diretoria Executiva (DE) e do Conselho Fiscal (CF) do Sinditamaraty. Os desdobramos do pleito serão acompanhados por essa Comissão.
 
A secretária da Comissão Eleitoral, a oficial de chancelaria Bruna Magalhães da Motta, ressaltou a importância da participação nestas eleições. “Convidamos todos os filiados à leitura atenta do edital e cronograma de eleições aprovado pela Comissão. A participação de todos é fundamental.”
 
Detalhes
Podem concorrer aos cargos os servidores filiados há, no mínimo, seis meses, completados no dia do registro da candidatura, e que estiverem em dia com a mensalidade sindical e em pleno gozo de seus direitos políticos-sindicais.
 
Podem votar, os filiados em dia com a mensalidade sindical e que tenham atualizado seu cadastro até o dia 10 de junho de 2021. Além disso, o novo Estatuto da entidade diz que só poderão votar aqueles que aderirem ao Sinditamaraty em até 30 dias antes da data da votação, portanto, neste pleito, até o 21 de maio de 2021, às 17h – horário de Brasília. 
 
Formação das chapas
A candidatura ao Conselho de Gestão Estratégica é individual e serão eleitos os dois inscritos mais votados de cada uma das carreiras - assistentes de chancelaria, diplomatas, oficiais de chancelaria e servidores PCC/PGPE. 
 
Já os cargos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal serão preenchidos por meio de chapas distintas, independentes e imparciais entre si. A inscrição de chapa composta exclusivamente por filiados da mesma carreira será recusada, obedecendo aos preceitos do Estatuto do Sindicato. 
 
Os formulários de requerimento de inscrição das candidaturas serão disponibilizados no site do Sinditamaraty no dia 31 de maio. Após o preenchimento, os interessados deverão encaminhar o documento por e-mail, em formato PDF, à presidente da Comissão Eleitoral, via e-mail: [email protected].
 
Processo 100% virtual
Por causa da pandemia de Covid-19, a Comissão Eleitoral alerta que “todas as fases do processo eleitoral, como inscrições de chapas e candidaturas individuais, impugnações, debates, consultas, recursos, votação, divulgação dos resultados e a posse serão realizadas remotamente”. 
 
O Edital das eleições do Sinditamaraty foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (20). 
 
Confira aqui o Edital do Processo Eleitoral, incluindo o calendário