Diretoria Executiva apresenta proposta de novo Estatuto aos filiados

Institucional | 23 de abril de 2021

Autor: Erika Braz

Com o objetivo de modernizar o Estatuto, a Diretoria Executiva do Sinditamaraty propõe aos filiados a primeira reformulação do documento em quase 12 anos de existência. A proposta, construída ao longo de meses por uma comissão de servidores e funcionários da entidade, vai para votação em Assembleia Geral Extraordinária, convocada para o próximo dia 6. Devido à pandemia, a reunião será feita virtualmente, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Sinditamaraty.

Segundo o presidente do Sindicato, João Marcelo Melo, a reformulação do texto que rege a entidade já era anseio de outras diretorias passadas. “A reforma do Estatuto reflete uma necessidade de adequá-lo ao avanço da tecnologia e à realidade do Serviço Exterior Brasileiro”, detalha.

Entre as principais mudanças no documento, a filosofia que regerá a administração da entidade é a mais importante, como destaca a coordenadora da Comissão de Reforma Estatutária, a oficial de chancelaria Ivana Lima. “O que fizemos foi uma redistribuição de tarefas, levando em consideração as observações dos ex-presidentes acerca da quantidade de tempo despendido nas questões administrativas em oposição à disponibilidade ao que é tão caro a todos nós: lutar pelos nossos temas”.

Assim, os principais pontos de alteração do texto original são:

- A gestão administrativa do Sinditamaraty passará a ser feita, principalmente, pelo Conselho de Gestão Estratégica – CGE (o que hoje equivale ao Conselho Deliberativo);

- A Diretoria Executiva será sempre ouvida nas decisões, que passarão a ser tomadas de forma colegiada;

- Dessa forma, os integrantes da Diretoria Executiva, em especial, o presidente e os vice-presidentes, poderão focar nos temas imprescindíveis para os avanços necessários da luta sindical.

Ponto a ponto
Para esclarecer essas e outras mudanças do texto original, no dia 28 de abril, às 11h, o Sindicato promoverá uma apresentação da proposta do novo Estatuto. Os filiados podem participar da transmissão ao vivo enviando dúvidas nos canais de comunicação do Sinditamaraty (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, WhatsApp e e-mail).

Aqueles que desejarem sugerir mudanças à proposta apresentada, podem fazer as considerações até o dia 1º de maio, por meio do e-mail [email protected]

Confira aqui a proposta do novo Estatuto