Diretoria do Sinditamaraty apresenta pautas à nova Administração do MRE

Institucional | 23 de abril de 2021

Autor: Erika Braz

A Diretoria do Sinditamaraty reuniu-se nesta sexta-feira (23), com integrantes da Secretaria de Gestão Administrativa (SGAD), do Departamento do Serviço Exterior (DSE) e do Departamento de Administração e Logística (DA) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Na ocasião, o Sindicato apresentou as principais pautas da entidade, especialmente aos novos comandos das pastas.

Segundo o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, o encontro foi bastante proveitoso. “O ministério demonstrou interesse na realização de concursos e indicou esperar que, com a aprovação do orçamento, logo seja possível regularizar a remessa de recursos aos postos”, destacou.

Além desse tema, a nova gestão do Itamaraty também espera ter, em breve, um posicionamento sobre os vencimentos no exterior.

As pautas apresentadas na reunião foram as seguintes:

•    Recomposição dos quadros de servidores do MRE, particularmente das carreiras de OC e AC, além de atualização e modernização dos  critérios para as promoções de todos os servidores, de modo a  resolver os problemas de fluxo entre as classes;

•    Remoção – planos de remoção com critérios mais objetivos e que contemplem, além das necessidades do Serviço Exterior, o interesse dos servidores e de suas famílias;

•    Regulamentação do auxílio moradia com base em critérios isonômicos e maior responsabilidade da União;

•    Auxílio-educação para os dependentes dos servidores no exterior;

•    Enquadramento remuneratório das carreiras do Serviço Exterior Brasileiro – compatibilização com as demais carreiras típicas de Estado; e

•    Enquadramento dos PCC/PGPE no SEB.