Dia Internacional dos Direitos Humanos: atuais crises preocupam o mundo

Geral | 09 de dezembro de 2021

Autor: Erika Braz

Países membros da Organização das Nações Unidas celebram, no dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data corresponde à proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), feita em 1948.

A declaração apresenta uma série de objetivos voltados para a integridade e valorização de homens e mulheres em todo mundo e tem entre as metas “promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações”, tarefa que cabe diretamente aos servidores da diplomacia.

Conheça os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Os compromissos firmados em Assembleia Geral das Nações Unidas visam evitar crises humanitárias como as enfrentadas atualmente no Afeganistão e em Belarus, por exemplo. Os problemas pelos quais passam esses países resultam em fome e violência.

São consideradas crises humanitárias situações que coloquem em risco a vida de uma sociedade e gerem sofrimento. Elas podem ser causadas por problemas de saúde, a exemplo da pandemia de Covid-19, por guerras, desastres naturais e conflitos territoriais e de poder.

Crises previstas
Um exemplo de crise humanitária decorrente de desastres naturais é a situação atual de 14 mil pessoas em Madagascar, na África. O país vive episódios de severa seca e tempestades de areia - resultados das mudanças climáticas. Assim, as pessoas estão passando fome e adoecendo. Segundo a ONU, se o Acordo de Paris assinado em 2015 tivesse sido cumprido, essa crise poderia ter sido evitada.

A Organização das Nações Unidas prevê uma série de desastres futuros por causa das mudanças climáticas e, consequentemente, novas crises contra a integridade humana.