CUT-DF lança documentário sobre machismo no meio sindical

Geral | 29 de março de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

“A voz é delas: histórias não contadas de mulheres sindicalistas” traz depoimentos de 35 mulheres que enfrentaram a desigualdade de gênero e se tornaram protagonistas da luta de classe

No mês de luta das mulheres, a Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF) lançará o documentário “A voz é delas: histórias não contadas de mulheres sindicalistas”. A obra fala sobre desigualdade de gênero, machismo e a importância das mulheres no meio sindical. O lançamento será dia 31 de março, no Teatro dos Bancários, às 19h, com entrada gratuita.

Idealizadora do projeto, a secretária de Mulheres da CUT-DF, Thaísa Magalhães, conta que a ideia do documentário nasceu da constatação de que o machismo enraizado no Brasil é praticado também dentro dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras.

“Tentam nos calar. Quando querem que participemos das direções sindicais, se querem, nos dão pastas sem poder decisório. Quando tentamos colocar nossas opiniões, somos retaliadas, excluídas politicamente. Mas a verdade é que a luta de classe é sustentada, majoritariamente, pelas mulheres trabalhadoras desse Brasil. Não vão nos calar. A voz é nossa”, afirma Magalhães.

No documentário de pouco mais de 1 hora, 35 mulheres sindicalistas do DF e do Brasil contam histórias jamais publicadas, mas que marcaram suas vidas. Elas falam de como conheceram o movimento sindical, das retaliações que sofreram por serem mulheres, das violências vividas por companheiros de luta, da rede de apoio – normalmente feminina – para enfrentar as dificuldades, e da vontade de transformar o mundo.

Serviço

Lançamento do documentário “A voz é delas: histórias não contadas de mulheres sindicalistas”
Data: 31 de março, sexta-feira
Local: Teatro dos Bancários, 314/315 Bloco A - Asa Sul