Notícias

Cursos gratuitos podem ajudar servidores com a transformação digital

Serviço | 11 de fevereiro de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Novidades digitais surgem aos montes e exigem a capacitação de todos. Por isso, a secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançaram nove novos cursos para servidores federais, estaduais, municipais e distritais.

Os cursos são gratuitos, na modalidade on-line e com entrega de certificados de conclusão. Todos voltados para a transformação digital nos governos. No Governo Federal, por exemplo, 65% dos quatro mil serviços públicos já são totalmente digitalizados. 

As inscrições para os cursos estão abertas, sem prazo final estipulado. Depois de feita a inscrição, o funcionário público terá até 30 dias para concluir a capacitação.

Opções de cursos
Os nove cursos são:

1)    Avaliação da qualidade de serviços como base para gestão e melhoria de serviços público: este curso apresenta a contextualização e os principais modelos da avaliação de qualidade de serviços, o que podem contribuir para a melhoria da gestão dos serviços públicos. O conteúdo ainda aborda alguns dos principais instrumentos de avaliação aplicados aos serviços públicos. 

Para saber mais, clique aqui


2)    Desenvolvendo Times de Alta Performance: desenvolvido em parceria com a Receita Federal, este curso aborda o conhecimento e o desenvolvimento de competências gerenciais, além da vivência do exercício da liderança. O objetivo é disponibilizar conteúdo para possibilitar aos gestores o aprendizado de técnicas que promovam a alta performance de equipes e o alcance dos objetivos estratégicos da instituição.

Para saber mais, clique aqui


3)     Fiscalização e Gestão de Contratos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): visa a qualificação técnica necessária aos servidores que atuam no processo de contratações de TIC, estabelecido pela Instrução Normativa nº 1 de 04/04/2019, da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Aborda os motivos de gerir e fiscalizar com eficácia e efetividade os contratos, o processo de gestão e execução de contratos e o processo de gerenciamento de riscos para as contratações. 

Para saber mais, clique aqui


4)    Gestão de Conflitos e Negociação: a temática é relevante uma vez que o desenvolvimento das competências de resolução de conflitos e de negociação tem se mostrado fundamental para o adequado desempenho e atuação de gestores e servidores em suas rotinas de trabalho.

Para saber mais, clique aqui


5)     Governança de TIC para o Governo Digital: o curso está direcionado ao aperfeiçoamento de gestores de TIC. Busca alcançar a integração e o aperfeiçoamento profissional, aprimorando competências e domínio de conteúdos específicos. Também busca reforçar a visão estratégica por meio da imersão prática e conceitual em conhecimentos de governança de TIC nas organizações públicas. 

Para saber mais, clique aqui
 

6)    Inteligência Artificial no Contexto do Serviço Público: este curso traz conceitos, sugestões de tecnologias e experiências de aplicação de Inteligência Artificial (IA). Por meio do conteúdo, busca-se difundir a cultura da concepção digital como estratégia para a criação de soluções eficazes nos diversos contextos, principalmente no serviço público. 

Para saber mais, clique aqui
 

7)     Liderança e Gestão De Equipes: apresenta algumas contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas. O conteúdo ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões. 

Para saber mais, clique aqui


8)    O papel do DevOps na Transformação Digital dos Serviços Públicos: este curso fornece informações gerais sobre o que é a metodologia DevOps, como integrar serviços de software a infraestrutura de TIC fomentando entregas rápidas e com qualidade por meio da comunicação digital, a fim de alavancar a transformação digital dos serviços públicos. 

Para saber mais, clique aqui


9)    Criatividade e Novas Tecnologias no Serviço Público: apresentações de forma gratuita com o Beautiful.ai!; programação usando o Crontabs. Por meio de vídeos curtos e aplicados, são apresentadas dicas sobre ferramentas tecnológicas capazes de facilitar o dia a dia de trabalho e estimular a criatividade das pessoas. 

Para saber mais, clique aqui