Curso gratuito aborda a temática do Assédio Moral e Sexual no Trabalho
Serviço | 01 de dezembro de 2021Autor: Erika Braz
O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) oferece gratuitamente um curso remoto sobre “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”. Baseado em uma cartilha editada pelo Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal, o curso é aberto a qualquer interessado no assunto e está disponível na plataforma Saberes, também do Senado.
Idealizado pelo Diretoria-Geral (DGer) da Casa Legislativa, o curso visa combater as práticas de assédio moral e sexual entre colegas de trabalho. O objetivo é contribuir para um ambiente laboral saudável e evitar os prejuízos à saúde física e psíquica das pessoas.
Para o Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado, a informação é uma ferramenta poderosa no combate às práticas de assédio.
Sobre o conteúdo
Com o curso é possível aprender, por exemplo, os conceitos de assédio moral e sexual; o que configura assédio ou que é apenas instrumento de gestão; como prevenir caso; onde os assediados podem buscar ajuda e fazer denúncias e como agir se for vítima de assédio.
Inscreva-se aqui! Basta fazer o cadastro na plataforma Saberes
O curso é dividido em dois módulos – assédio moral e assédio sexual -, com um total de dez horas/aulas. Não há professores ou tutores, pois é autoexplicativo, mas o aluno passa por uma avaliação final antes de receber o certificado de conclusão. Além do material teórico, a plataforma Saberes indica vídeos e leitura completar sobre o tema.
Combater práticas de assédio no ambiente de trabalho é pauta perene do Sinditamaraty. O Sindicato, inclusive, é canal de denúncias para casos de assédio no Ministério das Relações Exteriores (MRE). Conheça mais sobre o assunto na cartilha Juntos Contra o Assédio Moral, publicação do Sinditamaraty.