Notícias

Copa do Mundo: Saiba como os servidores do Itamaraty atuam no evento

Reportagem Especial | 25 de novembro de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


Nessa quinta-feira (24), a seleção brasileira de futebol estreou na Copa do Mundo FIFA deste ano, a qual ocorre até o dia 18/12. Assim como outros eventos de escala global, os servidores do Itamaraty possuem papel imprescindível na assistência à comunidade brasileira no exterior durante a realização dos jogos.

A 22ª edição da Copa, que teve início no último domingo (20), acontece no Catar, país árabe localizado na Ásia e que, com a competição, tem expandido consideravelmente sua visibilidade ao redor do mundo. O Brasil, único país pentacampeão e internacionalmente conhecido por sua paixão pelo futebol, ganha destaque ímpar por sua grande torcida: estima-se que cerca de 40 mil brasileiros compraram ingressos para assistir aos jogos no Catar durante a Copa.


Os servidores do MRE e a Copa do Mundo

Os servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) atuam na assistência consular aos cidadãos brasileiros no Catar por meio da Embaixada do Brasil em Doha, capital do país, e do Centro Internacional de Serviços Consulares. Além disso, a área consular do MRE coordenará todos os trabalhos a partir de sua base, em Brasília.
 

A embaixada será o principal ponto de apoio aos torcedores brasileiros no Catar e fornecerá, entre 8h e 18h, serviços de emergência à comunidade, como emissão de passaportes, apoio em questões de saúde ou conflitos com a polícia catari.  
 

Já o Centro Internacional de Serviços Consulares, localizado no Doha Exhibition & Convention Center (DECC), funcionará das 10h às 22h, como ponto de apoio complementar à embaixada. Os torcedores poderão obter informações e instruções gerais, bem como facilitar o contato com autoridades do Catar, quando necessário. O MRE reforça, entretanto, que não será possível emitir documentos no local, apenas na embaixada.
 

Confira todas as orientações do Itamaraty no guia para brasileiros no Catar, divulgado na última semana, em colaboração com as Embaixadas em Doha e Abu Dhabi: https://bit.ly/3XjppGV.
 

Embaixada do Brasil em Doha
 

  • Endereço: Wadi Al-Hadab, número 980, Prédio 20 - Al-Dafna;
     
  • Horário de funcionamento presencial: 8h às 18h;
     
  • E-mail: [email protected];
     
  • Telefones: +974 6612-6585, +974 5107-1191 e +974 6655-2749 (É possível enviar mensagens de texto e áudio por WhatsApp);
     
  • Instagram: @brazilinqatar.
     

Jogos da Seleção Brasileira

Confira os três jogos disputados pelo Brasil na Copa do Mundo, previstos para ocorrer até o momento:

  • Jogo 1: 24/11 (quinta-feira) às 16h - Brasil x Sérvia;
  • Jogo 2: 28/11 (segunda-feira) às 13h - Brasil x Suíça;
  • Jogo 3: 02/12 (sexta-feira) às 16h - Brasil x Camarões.
     

Leia também a matéria do Sindy a respeito do horário de expediente durante os jogos da Copa: https://bit.ly/3tV3JDv.