Notícias

Conheça a trajetória dos novos integrantes do Conselho de Gestão Estratégica

Institucional | 16 de julho de 2021

Autor: Sinditamaraty

Compartilhe esta notícia:


O Conselho de Gestão Estratégica já deu início aos trabalhos do biênio 2021/2023. Saiba quem são os oito representantes dos servidores do Itamaraty que fazem parte da primeira gestão deste novo órgão da entidade. Confira:

 

Alexey van der Broocke | Assistente de Chancelaria

Alexey van der Broocke é assistente de chancelaria aposentado. Nascido em 22 de novembro 1948, no Rio de Janeiro/RJ, cursou Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Brasília. No Serviço Exterior, integrou as equipes do Setor de Malas e Correios Diplomáticos, Divisão de Documentação, Departamento de Administração, Secretaria de Imprensa do Gabinete, Divisão do Pessoal, Subsecretaria-Geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos e Departamento Econômico.


Esteve em missões nos postos em Lisboa, Caracas, Buenos Aires, Paris, São José, Nova York, Filipinas e Guatemala.

 

Héber Filipe da Mata Borba | Assistente de Chancelaria

Héber Filipe da Mata Borba, nascido em 15 de setembro de 1986, é formado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Assistente de Chancelaria desde 2009, é especialista em contabilidade e SIAFI. No Brasil, trabalhou majoritariamente na Contabilidade da DPAG.

No exterior, já realizou missão transitória em diversos países, tendo atuado em múltiplas áreas administrativas e consulares. 

Serviu no CG Boston em 2015, e, atualmente, é Vice-Cônsul no Consulado  do Brasil em Pedro Juan Caballero.

 

Andréia Cristina Nogueira Rigueira | Diplomata

Andréia Cristina Nogueira Rigueira, nascida no Rio de Janeiro/RJ, é diplomata, Ministra de Segunda Classe do Quadro Especial. Formada em Direito. Ingressou no Ministério das Relações Exteriores como oficial de chancelaria, em 1970.

Ingressou na carreira diplomática, em 1982. Esteve em missões permanentes em Paris, Ottawa, Buenos Aires, La Paz e Nova York. Foi Encarregada de Negócios em Manila, Kinshasa e Seul. 

Condecorada com a Medalha da Ordem de Rio Branco.

 

Ezequiel Gerd Chamorro Petersen | Diplomata

Ezequiel Gerd Chamorro Petersen, nascido em Santa Rosa (RS), em 25 de agosto de 1980, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e licenciado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É servidor do Ministério das Relações Exteriores desde 2005, nas carreiras de oficial de chancelaria (2005 a 2008) e diplomata (desde 2008).

Como oficial de chancelaria, trabalhou na Agência Brasileira de Cooperação. Como diplomata, antes da primeira remoção, autuou na Divisão de América do Sul II e na Subsecretaria-Geral de América do Sul, Central e do Caribe.

Serviu, posteriormente, na Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas e demais organismos internacionais em Genebra e no Consulado-Geral do Brasil em Santiago. Atualmente, está lotado na Divisão de América do Sul I.

 

Carolina Nogueira Lannes Gonçalves | Oficial de Chancelaria

Carolina Nogueira Lannes Gonçalves, nascida em 6 de dezembro de 1985, é oficial de chancelaria desde 2010. Ingressou no MRE em 2005, como assistente de chancelaria. Durante sua trajetória no Itamaraty atuou no Departamento Cultural e ABC (2005), serviu em Nouakchott (2011-2014), Chicago (2014-2019) e, atualmente, está em missão no Cantão. Entre 2006 e 2011, esteve cedida à Presidência da República, onde atuou na área Jurídica. 

 

Rodrigo Lima Sereno | Oficial de Chancelaria

Rodrigo Lima Sereno, nascido em 17 de janeiro de 1986, é bacharel e licenciado em Geografia pela UnB. Ingressou no Itamaraty em 2008, no cargo de assistente de chancelaria, tendo sido empossado no cargo de oficial de chancelaria em 2017.

No Brasil, possui experiência na Divisão de Temas Sociais, na Divisão de Acompanhamento e Coordenação Administrativa dos Postos no Exterior (DAEX) e na Divisão de Documentos e Atos Consulares. 

No exterior, serviu no Consulado-Geral do Brasil em Roma. Atualmente está lotado na Coordenação-Geral de Promoção Comercial.

 

Alderimar de Sousa Abreu Carvalho | PCC/PGPE

Alderimar de Sousa Abreu Carvalho, nascida em 16 de julho de 1956, é formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília (UnB). Possui pós graduação em Saúde Pública e Saúde Materno Infantil. Ingressou no Ministério das Relações Exteriores (MRE) em 1985. 

No exterior, atuou na missão DELBRASONU, na embaixada de Estocolmo e na embaixada de Luanda. Em missões transitórias, esteve em Nairóbi, Moçambique e Luanda, além do Paraguai e Uruguai. 

Atualmente integra a equipe do Setor de Assistência Médica e Social (SAMS). 
 

Amaury Nóbrega de Menezes | PCC/PGPE

Amaury Nóbrega de Menezes é PCC/PGPE. Nascido em 16 de maio 1961, em João Pessoa/PB, ingressou no Ministério das Relações Exteriores em 1996, como agente administrativo.  Integrou a equipe da Divisão Consular e da Subsecretaria-Geral do Serviço Exterior. 

No exterior, desempenhou a função de Vice-cônsul na Embaixada em Bruxelas, no Consulado Geral em Washington e no Consulado Geral em Istambul. Atualmente está na COF - Coordenação-Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade.