Notícias

Confira: Psicóloga Ana Magnólia Mendes, coordenadora da pesquisa de prevenção de riscos à saúde dos servidores do MRE, lança livro na UnB

Saúde | 25 de outubro de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


A psicóloga Ana Magnólia Mendes, doutora em psicologia e coordenadora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), lançará, nesta quarta-feira (26), o livro “As galinhas que lutem! O trabalho na clínica lacaniana”.


O evento, realizado pelo Núcleo “Trabalho, Psicanálise e Crítica Social” e o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica de Trabalho (LPCT) da UnB, será constituído pela apresentação de um seminário e, em seguida, pelo lançamento do livro. A programação ocorrerá das 14h30 às 17h, na Sala AT 141, no Instituo Central de Ciências (ICC), do Campus Darcy Ribeiro, UnB. Além disso, será possível acompanhar o lançamento de maneira virtual por meio da plataforma Zoom: https://bit.ly/3F8fsW4.

 

Saúde mental dos servidores do Itamaraty


A psicóloga Ana Magnólia Mendes foi uma das profissionais responsáveis em apoiar a formulação de políticas para prevenção de riscos à saúde do servidor público a partir de um estudo científico realizado em parceria ao Ministério das Relações Exteriores.

 

Frente aos principais riscos diagnosticados pela pesquisa “Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho no Itamaraty”, o Sindicato realizou diversas ações ao longo dos últimos anos. Dentre elas, a cartilha contra o assédio moral no MRE, com a criação, em 2017, da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e de Discriminação (CPADIS), bem como a contratação de uma psicoterapeuta para atendimento aos filiados da entidade. Para ler mais sobre tais atividades, clique aqui e aqui.
Confira ainda a entrevista realizada pelo Sindy, com a professora Ana Magnólia Mendes, a respeito do tema à época:
https://bit.ly/3Drs89a.


Contato

Para mais informações sobre o lançamento do livro, procure o Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3107-6918.