Comissão divulga o Edital do Processo Eleitoral para o biênio 2023/2025

Sindy Eleições | 24 de abril de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

O Edital do Processo Eleitoral do Sinditamaraty para o biênio 2023/2025 foi divulgado hoje (24) pela comissão que coordena as eleições. A publicação determina os procedimentos que serão adotados, de acordo com o Estatuto do sindicato, para a realização do pleito.

O atual processo eleitoral será o segundo a ser realizado de forma 100% eletrônica. Todas as suas etapas (inscrições de chapas e/ou candidaturas individuais, impugnações, debates, consultas, recursos, votação, divulgação dos resultados), serão realizadas em ambiente virtual, com exceção da Cerimônia de Posse, prevista para 06/06/2023.

➜ Quem poderá se candidatar

De acordo com o Edital, poderão concorrer aos cargos do Conselho de Gestão Estratégica, da Diretoria Executiva ou do Conselho Fiscal os candidatos que estiverem filiados ao Sindy há pelo menos seis meses (completados no dia do registro da candidatura) e em dia com suas mensalidades sindicais.

➜ Quem poderá votar

Poderão votar todos os filiados que estiverem em dia com a mensalidade sindical e que tenham seus dados atualizados junto ao Sindicato até o dia 15 de maio de 2023. Também é imprescindível que os filiados que desejam votar, tenham realizado sua adesão ao Sindy em até 30 dias antes da votação, ou seja, até 24/04/2023.

➜ Sobre a formação das chapas

Os cargos da Diretoria Executiva e os do Conselho Fiscal serão preenchidos por meio de chapas distintas. Já a candidatura ao Conselho de Gestão Estratégica será individual e serão eleitos os dois candidatos mais votados para representar Assistentes de Chancelaria, Diplomatas, Oficiais de Chancelaria e servidores do PCC/PGPE.

Cabe lembrar que não serão aceitas inscrições de chapas compostas exclusivamente por filiados de uma única carreira carreira ou cargo.

➜ Sobre o registro de candidaturas

Os requerimentos de inscrição das candidaturas serão disponibilizados no site do Sinditamaraty e, após o preenchimento, deverão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico [email protected]. As inscrições serão recebidas do dia 2/05/2023 (terça-feira) até às 17h do dia 16/05/2023 (terça-feira).

➜ Sobre a votação

A votação ocorrerá das 12h do dia 24/05/2023 até as 12h do dia 26/05/2023, por meio de link que será disponibilizado aos filiados. O resultado oficial e definitivo será homologado até o dia 2/06/2023.

Todas as etapas do processo eleitoral do Sindy serão divulgadas amplamente nos canais de comunicação da entidade (e-mail, site e redes sociais).

Os demais detalhes acerca do regulamento para a formação das chapas, homologação e publicação de candidaturas, fase de impugnações, resultado final e fase de recursos, estão disponíveis no Edital, que pode ser acessado AQUI.