Comissão de negociação se reúne com Secretário-Geral

Geral | 01 de setembro de 2016

Hoje, 1 de setembro, o SINDITAMARATY foi recebido pelo Sr. Secretário Geral das Relações Exteriores (SG), Embaixador Marcos Galvão. Em que pese não tenha sido possível avançar objetivamente na pauta de equiparação salarial, motivo central da deflagração da greve, é preciso ressaltar que, pela primeira vez, ocorreu uma reunião em alto nível e em um clima sincero e objetivo com a alta cúpula do Itamaraty.
No que se refere ao tema central da equiparação, o SINDITAMARATY fez saber ao Secretário-Geral sobre todas as nuances e detalhes da proposta defendida. Ele mostrou-se aberto e consciente sobre a demanda, mesmo em um quadro de restrição orçamentária, pois reconhece a situação delicada, especialmente das carreiras não-diplomáticas.O Secretário-Geral e o Ministro de Estado estão empenhados, e continuarão a se empenhar, na construção de uma solução. Entretanto, o cenário político e econômico se apresentam como obstáculos a serem superados.
​Além do tema salarial, o SINDITAMARATY aproveitou o momento para demonstrar ao SG todos os temas, as angústias, e as disfunções que afligem os servidores e colocam este Ministério em um grau de anacronismo inaceitável. É com satisfação, assim, que registramos que o diálogo ocorreu de forma franca e objetiva, sem os filtros que haviam marcado o relacionamento anterior entre a Administração e os servidores.
​Apesar do diálogo construtivo, não houve avanços concretos. Portanto, tendo em vista o novo contexto político e as circunstâncias que se apresentam, o Sinditamaraty orienta os servidores a manter e intensificar o movimento paredista, que até agora produziu avanços e conscientização significativos.
A greve continua!