Aprenda a conseguir os selos ouro e prata da conta gov.br

Serviço | 08 de março de 2022

Autor: Erika Braz

Recentemente, a maioria dos serviços digitais oferecidos pelo governo federal tem exigido dos usuários os selos ouro ou prata da conta gov.br. Ao abrir a conta no sistema, o cidadão já tem o nível bronze. Mas é preciso avançar algumas etapas para conseguir a validação ouro ou prata e poder usufruir de todos os serviços remotos. Veja como receber esses selos:

Se anda não possui uma conta gov.br, acesse aqui para criar.

Os três níveis da conta refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características quanto aos aspectos:

- grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;

- os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e

- as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.

Como aumentar o nível da sua conta gov.br
Para conquistar o nível bronze, siga um dos passos abaixo:

•    Cadastro via formulário on-line para validação dos seus dados na Receita Federal;
•    Cadastro via formulário on-line para validação dos seus dados no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS);
•    Cadastro via atendimento presencial nas Agências do INSS;
•    Validação dos seus dados via atendimento presencial nos postos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para aumentar o nível da conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá. Também é possível logar na conta gov.br e aumentar o seu nível no menu "Selos de Confiabilidade". Algumas alternativas são:

•    Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
•    Validação dos dados via internet banking de um banco credenciado (Neste caso, habilite em seu home banking o serviço de envio de mensagens do banco para seu celular, assim você recebe o código que será enviado);
•    Se você for servidor público federal, validação dos dados com usuário e senha do SIGEPE.
Para aumentar o nível a ouro, é preciso utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, ou também logar na conta gov.br e aumentar o nível em "Selos de Confiabilidade". Algumas alternativas são:

•    Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;
•    Validação dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Serviços x Selos
Com o selo bronze, o usuário consegue uma única conta para acessar diversos serviços digitais; fazer o login em qualquer serviço gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular; gerenciar as autorizações de uso dos seus dados e realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial.

Apenas obtendo o selo prata ou o selo ouro se consegue visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br; acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta gov.br e habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta.