Apoio aos trabalhadores terceirizados da empresa Defender

Importante | 12 de julho de 2024

Autor: Gecom Sindy

O Sinditamaraty vem a público expressar solidariedade e apoio aos funcionários terceirizados da empresa Defender que prestam serviços no âmbito do Ministério das Relações Exteriores.

Chegou ao nosso conhecimento que os terceirizados estão enfrentando situações como atraso injustificado de salários e reiterados descumprimentos de seus direitos. A situação é extremamente preocupante, pois afeta a todos pelos riscos e vulnerabilidade do ambiente de trabalho da Secretaria de Estado.

Neste momento, é fundamental que as autoridades do MRE, que detêm o poder de fiscalização e gestão dos contratos, exijam dos responsáveis da empresa Defender as medidas de cumprimento de seus deveres, de forma a assegurar os direitos trabalhistas, o sustento próprio e dos familiares dos terceirizados.

O Sinditamaraty se manifesta pela imediata negociação com os trabalhadores terceirizados, por meio da entidade SINDSERVIÇOS, que já solicitou reunião em caráter de urgência para avanços e soluções na esfera administrativa.

Caso a construção de soluções não avance, apoiamos a união dos terceirizados para a promoção de denúncia formal aos órgãos competentes, como o Ministério Público do Trabalho e a Controladoria Geral da União, que vêm conduzindo investigações em relação à Defender, como noticiado na imprensa nacional.

O Sinditamaraty se coloca à disposição para colaborar no diálogo com outras instâncias de representação e defesa dos trabalhadores do MRE em apoio aos terceirizados.

Sindy por todos na defesa dos direitos sociais de toda a classe trabalhadora no serviço público.

Brasília, 12 de julho de 2024

Ivana Vilela Pereira Borges de Lima