Ameaça de retorno ao trabalho presencial em meio à pandemia preocupa servidores

Geral | 06 de janeiro de 2021

Servidores da Secretaria de Comunicação e Cultura (SECC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) receberam instrução de suas chefias imediatas para retornar ao trabalho presencial, em tempo integral. No entanto, essa orientação equivocada foi prontamente remediada no mesmo dia da solicitação, 5 de janeiro. Mesmo com a correção feita pela SECC, o Sinditamaraty manifesta preocupação com a possibilidade de regresso ao trabalho presencial, uma vez que o coronavírus ainda faz vítimas e os casos da doença não estão controlados.

Em ofício enviado à secretária de Gestão Administrativa, Claudia Buzzi, o Sindicato destaca a importância em manter o teletrabalho, regulamentado na Portaria 166/2020, do Ministério da Economia. E que essa modalidade de trabalho não tem prejudicado o andamento dos Serviço Exterior Brasileiro. Além de proteger a saúde dos servidores locados na sede, em Brasília, e nos postos do exterior.

O Sinditamaraty defende a necessidade de o MRE e todo o Governo Federal priorizarem uma política de “proteção, controle e mitigação dos riscos de transmissão no ambiente de trabalho”, como diz em ofício. A entidade destaca também que apenas o Ministro de Estado tem competência sobre as diretrizes gerais de jornada de trabalho, proteção dos servidores e ao ambiente de trabalho seguro.

João Marcelo Melo, presidente do Sinditamaraty, reconhece e parabeniza os esforços e as providências adotadas pela secretária Claudia Buzzi, desde o início da pandemia da Covid-19.

Veja a íntegra do ofício