Alerta: descoberto site que rouba dados de servidores públicos

Importante | 29 de julho de 2021

Autor: Erika Braz

Um site falso tem se passado pelo sistema SouGov.br para captar os dados que os servidores públicos usam na página oficial do Governo Federal. O alerta sobre este crime cibernético foi dado pelo Ministério da Economia, pasta responsável pelo SouGov. O Sinditamaraty reforça que é preciso ter cuidado com o uso dessas ferramentas.

O site “servidor.sougovbr.online” estava registrado fora do Brasil e, por descuido, pode ter enganado alguns servidores federais. Por isso, é preciso que os usuários chequem se usaram a página falsa e, caso tenham inserido dados nela, deve-se fazer a troca imediata da senha do Portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.

Este acesso aos dados pessoais dos servidores públicos por pessoas mal-intencionadas é perigoso, pois, por meio das informações coletadas será facilitada a prática de outros crimes, inclusive com impacto financeiro.

Prevenção
A orientação do Ministério da Economia é acessar apenas o endereço oficial, que é o SouGov.br ou utilizar a ferramenta por meio do aplicativo disponível apenas na loja de aplicativos do governo para aparelhos com sistema Apple ou Google.

O ministério ressalta: em caso de dúvidas, os servidores podem entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão ou com a Central de Atendimento Sipec, no telefone 0800-978-9009.

Problema recorrente
Este não é o primeiro site que tem tentado roubar dados dos servidores. Há duas semanas, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia havia dado um alerta semelhante. Outra página falsa estava roubando informações dos servidores por meio do Sistema de Gestão de Acesso do Governo Federal (Sigac).

O endereço falso era o "sigacgestor.com". A página correta é https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/, que está em fase de transição para o novo sistema SouGov.br.

Com informações da Agência Brasil