A pandemia do coronavírus ainda não acabou

Geral | 07 de janeiro de 2021

Card18 01

Um novo ano começou, mas, infelizmente, a pandemia do coronavírus ainda faz vítimas no mundo todo. E, por isso, as precauções com a segurança e a saúde coletiva não podem ser deixadas de lado com o ano passado. No Brasil, 196.018 mortes pela Covid-19 foram registradas até o dia 4 de janeiro de 2021. Desde a chegada do vírus ao Brasil, em fevereiro de 2020, contabilizamos 7.733.746 casos confirmados.

Fora do Brasil, a situação não é diferente. A Europa, por exemplo, tem enfrentado a segunda onda da doença. Nos postos de representação brasileira, foram confirmados casos de contaminação pela Covid-19 em Roma, na Itália, e Porto, em Portugal. Situações que foram e ainda estão sendo acompanhadas de perto pelo Sinditamaraty, que oficializou junto às secretarias do Itamaraty, a preocupação com a saúde dos servidores e seus familiares.

Instrução Normativa 109/2020 do Ministério da Economia dá autonomia para que cada órgão da Administração Federal possa decidir sobre o retorno presencial das atividades não essenciais, de acordo com as regras como o distanciamento mínimo e o uso obrigatório de máscaras de proteção facial. O Ministério das Relações Exteriores atualmente trabalha na elaboração de uma nova portaria com orientações globais, e ainda não atualizou as medidas de proteção prevista na Portaria 166/2020 do Governo Federal.

De acordo com o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, “a preocupação do Sindicato é que com a promessa de uma eventual vacinação, ainda sem data certa, os cuidados com a prevenção sejam esquecidos e a saúde dos servidores colocada em risco”.

Sem descuidos
Até que a vacinação comece no Brasil e em todos os países onde há representação brasileira, a rotina de cuidados que todos aprenderam em 2020 deve continuar. É imprescindível observar os sintomas da Covid-19 e procurar atendimento médico o quanto antes, evitando que a doença evolua e também que outras pessoas sejam infectadas.

O Ministério da Saúde brasileiro alerta que os sintomas mais comuns causados pela Covid-19 são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar, náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, diminuição do apetite e falta de ar.

Para não se contaminar ou espalhar o vírus, é indicado: lavar as mãos com frequência com água e sabão e, quando não for possível, usar álcool em gel, evitar aglomerações, usar máscara facial, manter ventilação em ambientes fechados, tapar a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, entre outras medidas de prevenção.

Quem estiver com sintomas da Covid-19 deve evitar o contato com outras pessoas, inclusive familiares próximos. Além de procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Fakenews
Um dos obstáculos que nos impede de vencer a pandemia do coronavírus é a desinformação. Ou pior: as notícias mentirosas que causam desconfiança, medo e acabam fazendo com as pessoas se descuidem. As fakenews continuam sendo uma ameaça à saúde pública mundial e precisam ser impedidas.

É recomendado checar toda e qualquer informação que não seja oriunda de autoridades e que sejam publicadas em sites desconhecidos. Para evitar ser vítima de fakenews, as pessoas podem checar as informações em diferentes veículos de imprensa, por exemplo. E, se tiver dúvidas sobre a veracidade da informação, não compartilha-la com amigos e parentes.

O Sinditamaraty continua atendendo os servidores do MRE que estão no Brasil e no mundo. De forma remota, os funcionários do sindicato prestam assessoria online.