A nova diretoria do SINDITAMARATY e conselheiros tomam posse

Geral | 19 de maio de 2016

Os integrantes da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) tomaram posse, nesta quarta-feira (18). Os diretores e conselheiros assumiram a gestão da entidade para o biênio 2016/2018.

Mais de 100 pessoas participaram da solenidade que contou com transmissão ao vivo. A frente da presidência da Diretoria Executiva, Suellen Paz, conclamou todos os servidores a participarem ativamente do sindicato. “Nosso compromisso é dar voz aos pleitos de todos os colegas sindicalizados”, disse.Mesa de posse

Segundo Suellen, buscar o diálogo será um dos pontos centrais para melhoria das condições de trabalho, valorização dos servidores, aquisição de níveis salariais compatível com cada carreira, regulamentação da residência funcional, reenquadramento entre outras reivindicações. “Estou confiante de que a gestão que ora se inicia será pauta pela busca incansável do consenso”, falou.

A construção da isonomia entre as carreiras do Itamaraty foi outro tema destacado pela presidente. “Não se pode admitir, a luz da moderna administração pública, uma distinção arcaica entre servidores de um mesmo órgão, regidos pela mesma Lei”.

O vice-presidente empossado, Rômulo Neves, lembrou que a chapa eleita, Unidade, traz em seu nome o objetivo dessa gestão: “juntar todas as carreiras em uma única entidade. Anseio que motivou a criação do SINDITAMARATY”, ressaltou.

Neves mencionou também que a nova diretoria do sindicato assume no mesmo momento que o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, o que será positivo para reabertura das negociações salariais. Ele citou ainda a importância de manter um diálogo próximo da Administração do MRE, pois parte das reivindicações dos servidores passam por uma negociação interna e não apenas com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Encerrando seu mandato, Sandra Nepomuceno, destacou que a solenidade de posse representou a ampliação dos processos de transformação adotados no SINDITAMARATY nos últimos anos. “Nosso Sindicato atinge hoje posição de referência no cenário nacional e por que não dizer internacional, o que só aumenta a importância do trabalho e das atitudes de cada um de nós. Manter as conquistas até aqui obtidas e promover os avanços necessários em sintonia com os novos tempos, não é tarefa para uma só pessoa”, discursou.Plateia

Eleito para o Conselho Deliberativo o oficial de chancelaria, Rafael de Andrade, ressaltou a importância de trabalhar conjuntamente com a Diretoria Executiva. “Espero representar bem os meus colegas oficiais de chancelaria, tratando da maior amplitude possível de reivindicações e buscando soluções em acordo com os demais conselheiros. Buscarei também cooperar com a diretoria executiva para auxiliá-la em suas funções, contribuindo com minha experiência profissional e sindical”, disse.

Prestigiarama cerimônia de posse a Subsecretária-Geral do Serviço Exterior, embaixadora Maria-Thereza Lazaro;a chefe de gabinete da Secretaria-Geral, embaixadora Cláudia Fonseca Buzzi; a diretora do Departamento do Serviço Exterior, ministra Paula Alves de Souza e a diretora do Departamento de Administração, ministra Sônia Gomes. Também estiveram presentes representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais, da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, e da Nova Central.

Discurso de Posse - Suellen Paz, presidente do SINDITAMARATY
Discurso de Encerramento - Sandra Nepomuceno, ex-presidente do SINDITAMARATY
Assista a solenidade de posse

Por Adriana de Araújo