1º DE MAIO: MENSAGEM DO PRESIDENTE

Geral | 30 de abril de 2018

O Dia do Trabalho é um convite para reflexão e tomada de consciência acerca da importância de manter viva a luta por melhores condições de trabalho, sobretudo quando as circunstâncias políticas propõem retrocesso aos direitos laborais arduamente conquistados.

Em qualquer empreendimento, o maior capital é a força de trabalho e no Itamaraty não é diferente.

No Ministério das Relações Exteriores, o que temos a comemorar?

A nossa capacidade, como servidores, de erguer uma entidade sindical que, efetivamente, represente a voz comum de todos, indistintamente da carreira.

Nascido mais da necessidade do que da nossa consciência política, o SINDITAMARATY constituiu a reação à tradicional ausência de interlocução entre a instituição e seus principais parceiros e aliados.

Desde o advento do sindicato, construímos pontes com a instituição. Naturalmente, haverá sempre muito por fazer.

É fundamental que o Ministério das Relações Exteriores perceba a força de trabalho como instrumento de política externa e como seu principal patrimônio.

Somente o diálogo franco entre a instituição e o SINDITAMARATY permitirá direcionar e alcançar as metas prioritárias: mecanismos de treinamento e aperfeiçoamento, instrumentos salariais adequados, incentivos efetivos para promoção e remoções – sobretudo para postos C e D -, prevenção contra o assédio, dentre outras demandas.

É essencial estabelecer critérios objetivos que permitam aos servidores construir o seu próprio futuro, definindo sua sorte profissional e pessoal.

Na certeza de que é possível juntar esforços para aprimorar as condições de trabalho, permitimo-nos ser otimistas com relação à perspectiva de organizar um quadro de pessoal profissionalizado e eficiente, fator estratégico para o êxito das atividades laborais na SERE e no exterior.

Acreditando nisso, o Sinditamaraty tem envidado esforços para disponibilizar melhorias no ambiente de trabalho e avanços na conscientização do servidor.

Parabéns, servidor, pela tenacidade e pela dedicação, muitas vezes anônimas. Contamos com seu empenho para construir o Itamaraty que queremos.

#SindyPorTodos

Ernando Neves, presidente do Sinditamaraty