O Sinditamaraty informa que foi recebida análise jurídica de consulta a respeito da possibilidade de convocação de Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de deliberar sobre a retirada da carreira de Diplomata do escopo representativo do sindicato.
O Sinditamaraty informa que foi recebida análise jurídica de consulta a respeito da possibilidade de convocação de Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de deliberar sobre a retirada da carreira de Diplomata do escopo representativo do sindicato.
De acordo com o documento, a alteração estatutária por deliberação assemblear não constitui mecanismo juridicamente válido para retirar uma carreira da base de representação da entidade.
A assessoria jurídica apontou que os princípios constitucionais da liberdade sindical e da liberdade de associação impõem limites ao poder deliberativo das assembleias, impedindo que a permanência de um grupo profissional na entidade seja apresentada por outros segmentos.
O parecer jurídico também destaca que a existência de mais de uma entidade sindical com atuação relacionada a determinada carreira não autoriza que uma delas resolva eventual controvérsia por iniciativa própria, mediante exclusão compulsória de filiados. Eventuais disputas de representatividade devem observar os instrumentos institucionais e legais próprios.
Dessa forma, a assessoria jurídica conclui, com base nos princípios constitucionais que regem a organização sindical e protegem o direito de filiação, a exclusão da carreira diplomática da base de representação do Sinditamaraty por simples alteração estatutária não se apresenta como medida juridicamente segura, podendo gerar questionamentos judiciais e insegurança institucional.
Conforme o registro sindical concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Sinditamaraty representa todas e todos os servidores do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), ativos e inativos das carreiras de Assistentes de Chancelaria, de Oficiais de Chancelaria, de Diplomatas e de servidores do PCC/PGPE, incluindo aposentados e pensionistas.
O Sinditamaraty reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e das condições de trabalho de todas e todos os servidores do Ministério das Relações Exteriores, bem como com a condução responsável e transparente dos temas que dizem respeito à organização e à representação do Serviço Exterior Brasileiro.
Confira o parecer na íntegra aqui ou faça o download abaixo.
| Nome do Arquivo: | Nota_Tenica_-_Alteracao_da_base_de_representacao_-_SINDITAMARATY_ok.pdf |
| Tamanho do Arquivo: | 198.38 KB |
| Data de Criação: | 10-03-2026 |