Gastos com servidores públicos ativos é o menor em 22 anos

Geral | 08 de março de 2021

Autor: Erika Braz

Os gastos da União com os servidores públicos ativos caíram 3,7% em 2020 quando comparados a 2019. Este foi o menor gasto registrado em 22 anos. Os dados são do Tesouro Nacional e foram divulgados e comentados amplamente por entidades sindicais, como o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate). Eles comprovam que o funcionalismo público não é o vilão das contas do Governo.

Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical), que também analisou os números do Tesouro, há mais de 20 anos, não há qualquer descontrole com as despesas de pessoal da União.

Uma das justificativas da equipe econômica federal para a Reforma Administrativa são justamente os gastos elevados com servidores públicos. Mas, os números dizem o contrário. A reforma espera por análise e votação na Câmara dos Deputados.

PEC Emergencial
Controlar os gastos com servidores públicos também é argumento usado atualmente como moeda de troca do Governo Federal com o Congresso Nacional. O Planalto quer que deputados e senadores aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2016. A matéria permite a redução de salários e jornada dos servidores por até dois anos, para em troca, o Governo Federal liberar novo auxílio emergencial em decorrência da pandemia.

A PEC Emergencial foi aprovada pelo Senado e já está sob apreciação dos deputados, na Câmara Federal.