Notícias

Ministério das Relações Exteriores implementa Programa de Gestão e Desempenho, definindo critérios de participação

Geral | 16 de maio de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

Compartilhe esta notícia:


No dia 10 deste mês, foi divulgada a Portaria 460, que autoriza e estabelece as diretrizes do Programa de Gestão e Desempenho dentro do âmbito da Secretaria de Estado das Relações Exteriores.

 

O PGD é um modelo de gestão adotado pela Administração Pública Federal, conforme estipulado pelo Decreto 11072/22. Até o momento, 28 órgãos da administração direta já implementaram o programa, bem como 95 órgãos da administração indireta.

 

De acordo com o MRE, os objetivos do programa são aprimorar a organização interna, promover uma gestão focada em resultados, garantir a qualidade das entregas, contribuir para a avaliação da equipe de trabalho, incentivar a retenção dos servidores e estimular uma cultura de inovação e transformação digital.

 

A portaria recém-publicada estabelece que a participação no programa é destinada a servidores do quadro permanente, servidores cedidos ao Ministério das Relações Exteriores, servidores em exercício descentralizado e servidores nomeados para cargos em comissão ou funções de confiança.

 

No último dia 11, foi publicada a Portaria 461, que define o acesso ao Programa de Gestão exclusivamente para os servidores lotados nas divisões de Tecnologia da Informação, Infraestrutura e Segurança da Informação, Infraestrutura, Recursos Logísticos, Pagamentos e Pessoal.

 

De acordo com a portaria, após 90 dias da implementação do PGD nas unidades mencionadas, será avaliada a expansão para outras áreas do Ministério das Relações Exteriores.

 

Segundo João Marcelo Melo, presidente do Sinditamaraty, a implementação do PGD representa um avanço significativo na direção correta. No entanto, ele enfatiza que é essencial adotar uma abordagem ousada ao aplicar e expandir o programa, visando abranger todos os servidores do MRE. 

 

Melo destaca a importância de uma ampla inclusão, a fim de garantir que todos os profissionais do Ministério possam se beneficiar das diretrizes e objetivos do PGD, impulsionando a eficiência e a excelência em toda a instituição.