Notícias

Mauro Vieira assume chefia do Itamaraty: “Nossa ideologia será de integração”

Geral | 03 de janeiro de 2023

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


Na última segunda-feira (2), o embaixador Mauro Vieira tomou posse como novo Ministro do Estado das Relações Exteriores, em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty. Na solenidade, Vieira informou que implementará uma mudança profunda na política externa brasileira, a qual, segundo ele, foi mal gerida no governo Bolsonaro.


O diplomata de carreira retorna após seis anos, quando seu exercício no cargo foi suspenso devido ao golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016. Vieira afirma que "o Brasil está de volta" e que será preciso um grande esforço diplomático para reinserir o país no protagonismo mundial. O novo chanceler pretende reatar vínculos com todos os governos no que chamou de ‘ideologia da integração’, principalmente com os países da América Latina e do continente africano.

 

“Teremos de recompor relações bilaterais danificadas e retomar o protagonismo construtivo nos foros e organismos internacionais”, disse Vieira sobre a retomada de confiança internacional. A política climática será um dos pilares de seu mandato, bem como a ampliação da diversidade de gênero e de raça em cargos de liderança no serviço exterior. O ministro ainda discursou sobre a necessidade de combate ao assédio no órgão e a importância da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação no Ambiente de Trabalho (CPADIS).

 

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores – Sinditamaraty aplaude o compromisso com a diversidade, e espera contar com o mesmo empenho do novo chanceler quanto aos fluxos de carreira de todas as categorias e à recomposição da política de pessoal do MRE, inclusive quanto aos servidores do quadro permanente oriundos do PCC/PGPE na lei do Serviço Exterior Brasileiro (SEB).

 

Confira também a agenda discutida pelo Sindy com o gabinete de política externa do governo Lula: https://bit.ly/3VCOATe.