Assembleia marca a fundação da Associação das Mulheres Diplomatas do Brasil (AMDB)

Geral | 16 de janeiro de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

Na tarde desta segunda-feira (16), ocorreu a assembleia de fundação da Associação das Mulheres Diplomatas do Brasil (AMDB). O evento, realizado no Auditório Paulo Nogueira Batista, no Anexo II do Itamaraty, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o chanceler Mauro Vieira e a Secretária-Geral Maria Laura da Rocha.

Em seu discurso, Rocha declarou que o ministério buscará promover medidas de inclusão que aumentem a representatividade e a pluralidade e tornem o ambiente de trabalho no Itamaraty livre de discriminação de gênero. A Secretária ainda destacou que é necessário rever a progressão funcional das mulheres para normalizar o fluxo de carreira e lembrou que atualmente apenas 23,2% dos diplomatas são mulheres. “A representatividade feminina no topo diminui mais ainda”, declarou.

Já a embaixadora e Presidente da AMDB, Irene Vida Gala, enfatizou que um dos principais objetivos da nova entidade será garantir igualdade de oportunidades no exercício da carreira diplomática, assim como no próprio ingresso à carreira com a ampliação da entrada de mulheres, especialmente mulheres negras, indígenas, de todas as regiões do Brasil e as com deficiência. A embaixadora cumprimentou Maria Laura da Rocha e manifestou o sentimento que a ascensão de uma mulher à Secretaria-Geral trouxe à categoria: “Hoje podemos sonhar com o fim dos tetos de vidro, e plenamente cumprir e servir o Brasil nas nossas funções”.

O Sinditamaraty, em resposta ao convite da nova entidade, esteve presente no evento a fim de reforçar o compromisso estabelecido desde sua fundação, em 2009, de fortalecer a pauta da promoção de igualdade de gênero, que deve ser fomentada em todas as carreiras do MRE, assim como em todas as carreiras da Administração Pública.