NOTÍCIAS

Sindy promove palestra sobre pesquisa “Atos de Violência nas relações de Trabalho no MRE"

Sindy promove palestra sobre pesquisa “Atos de Violência nas relações de Trabalho no MRE"

Foi realizada nesta quinta-feira (20), palestra sobre a pesquisa “Atos de Violência nas relações de Trabalho no Ministério das Relações Exteriores (MRE)”. O evento, conduzido pela professora Ana Magnólia Mendes, ocorreu de forma virtual, via Teams.

A pesquisa, promovida pelo Sinditamaraty, teve por intuito instrumentar as dirigentes do sindicato, e fornecer insumos à entidade para o enfrentamento das diversas formas de assédio sofridas pelos servidores e servidoras do MRE no Brasil e no exterior.

Além de mapear os dados de violência para identificar os grupos que se encontram em maior risco no Itamaraty, de modo a nortear a elaboração de medidas e ações que possam ser implementadas a curto prazo para proteção desses grupos.

Acerca dos grupos de maior risco, os dados revelam que as mulheres e os negros são os servidores que mais sofrem violência.

“A questão da raça aparece fortemente na pesquisa. Por mais que não tenham tantos negros no Ministério, os que têm, sofrem discriminação. É a tirania do igual. Tudo que é diferente, tende a ser discriminado e destituído do espaço democrático”, observou Ana Magnólia.

Gestões marcadas por humilhação = saúde comprometida

A professora também trouxe explicações acerca dos atos de violência mais comuns no Itamaraty. De acordo com os resultados, a humilhação é a prática mais recorrente no MRE. “São gestões egocentradas, individualistas e marcadas por humilhação”, frisou Ana.

Para análise dos dados coletados, foi elaborada uma escala de 1.0 a 5.0, visando medir os sinais de adoecimento dos servidores. De acordo com a pesquisa, na escala de 5.0, os respondentes apresentam 3.4 no índice de ansiedade. “Além disso, apresentam sinais de menos energia e vitalidade.”, destacou a pesquisadora.

Magnólia também ressaltou a importância da criação dos canais de acolhimento em casos de assédio, e mencionou o Disk Assédio, canal idealizado pelo Sindy, como uma iniciativa fundamental.

 

▶️ Assista a palestra em https://tinyurl.com/mrbypkcy