Notícias

Sindy participa do lançamento do Plano de Ação Afirmativa do Itamaraty

Geral | 04 de dezembro de 2024

Autor: Gecom Sinditamaraty

Compartilhe esta notícia:


Hoje (4), o Sinditamaraty participou da cerimônia de lançamento do Plano de Ação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para o Programa Federal de Ações Afirmativas.

O evento, realizado em consonância com a publicação da Portaria MRE nº 567, de 29 de novembro de 2024, marca o início da implementação da Política de Diversidade e Inclusão do MRE para o período de 2024-2027.

Com o objetivo de promover igualdade e inclusão no Serviço Exterior Brasileiro, o Plano de Ação Afirmativa institucionaliza medidas para aumentar a representatividade de mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+ nas diversas carreiras e posições de liderança do Ministério, tanto no Brasil quanto no exterior.

Além disso, a política visa garantir condições de acessibilidade, promover o desenvolvimento de carreiras e assegurar os direitos das diversas populações no âmbito do SEB.

A cerimônia contou com a presença de autoridades do Itamaraty, como o Ministro Mauro Vieira, a Secretária-Geral do MRE, Emb. Maria Laura, e Vanessa Dolce de Faria, Alta Representante para Temas de Gênero do Ministério. Também participaram a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Para o Sindy, é simbólico que o MRE tenha sido o primeiro ministério a apresentar seu plano de ação. Segundo a 1ª vice-presidente da entidade, Gabriela Perfeito, apesar de seu pioneirismo na política de inclusão racial, por exemplo, o MRE possui os piores índices de diversidade da esplanada: "Esse primeiro passo é um avanço muito importante, mas nosso caminho é mais longo do que o dos demais órgãos federais. Além disso, é muito importante destacar que esse pioneirismo é fruto também da mobilização do Sindy e das servidoras e servidores do SEB por meio dos comitês, associações e sindicatos, que tem atuado com muito empenho em prol de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e representativo no Serviço Exterior Brasileiro", destacou.