Sinditamaraty repudia abordagem sensacionalista em matéria sobre salários de servidores do MRE

Nota de Repúdio | 02 de janeiro de 2024

Autor: Gecom Sinditamaraty

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores - Sinditamaraty - deseja expressar veemente repúdio à matéria publicada pelo jornal Estadão no dia 2 de janeiro, intitulada "Quem são os servidores que ganharam mais de R$ 1 milhão em salários e indenizações em 2023".

A matéria, embora reconheça a legalidade e regularidade nos pagamentos dos salários e das verbas indenizatórias recebidas por alguns poucos diplomatas no topo da carreira, carece de um propósito específico.

É importante questionar a relevância dessa exposição de dados e o próprio objetivo do texto, considerando que fatores como o custo de vida em países estrangeiros, taxas de câmbio, necessidades estratégicas de localização e as particularidades de cada posto são fundamentais para compreender a realidade desses servidores.

O Sinditamaraty também destaca a maliciosa imprecisão da comparação dos salários dos servidores públicos com o Produto Interno Bruto (PIB) quando contrastados com países como França, Reino Unido e Alemanha. Tais nações não apenas diferem consideravelmente do Brasil em termos de dimensões geográficas, mas também apresentam demandas e contextos distintos que não podem ser comparados de forma direta.

Por fim, é relevante ressaltar que os servidores públicos federais no Brasil enfrentaram mais de seis anos de congelamento de seus salários, e o último reajuste concedido representou apenas 9% de recomposição, diante dos mais de 40% de perdas inflacionárias acumuladas no mesmo período.

Matérias como a veiculada no Estadão contribuem para disseminar um ambiente de desconfiança em relação aos servidores públicos, que já enfrentam desafios significativos em suas carreiras e merecem ser tratados com respeito e valor, levando em consideração as complexidades inerentes ao exercício de suas funções.