Sinditamaraty pontua lutas em Dia do Diplomata

Institucional | 19 de abril de 2021

"Neste Dia do Diplomata, o Sinditamaraty, entidade que reúne servidores das quatro carreiras do Ministério das Relações Exteriores (MRE) – a saber, os assistentes de chancelaria, os diplomatas, os oficiais de chancelaria e os servidores do PCC/PGPE –, homenageia os colegas do Serviço Exterior Brasileiro e reafirma o compromisso institucional com a democracia e a vida.

Nesse sentido, é importante ressaltar que, embora o Itamaraty contenha quatro carreiras distintas de servidores públicos, apenas uma delas – a de diplomata – tenha um dia específico de celebração e ampla visibilidade social. Assim, com o compromisso de buscar reduzir essa invisibilidade e desigualdade no quadro de pessoal do MRE, há quase 12 anos o Sinditamaraty foi criado.

É preciso salientar também que, neste momento, o Serviço Exterior Brasileiro vem enfrentando inúmeros questionamentos acerca de sua capacidade de contribuir, de forma construtiva e responsável, para o enfrentamento dos desafios comuns a todas as nações do mundo.

O abandono da tradição do diálogo universalista e do engajamento na construção de consensos põe em risco não apenas os fluxos de investimentos e o acesso a mercados, como também empregos, cooperações técnicas e financeiras, além da própria legitimidade política do país e sua capacidade de influir em decisões globais. A gestão da questão ambiental também contraria a trajetória diplomática exitosa do país nos últimos anos. Se quisermos continuar como um dos maiores exportadores de alimentos do mundo e, ao mesmo tempo, referência no combate à fome e à miséria, faz-se urgente essa atenção.

Por essas questões, o Sindicato vê com otimismo a chegada da nova chefia, que deverá permitir um diálogo fluido e profícuo com todos os servidores do ministério. O Sinditamaraty, em coordenação com o MRE, espera encontrar soluções permanentes que representem melhorias das condições de trabalho, sobretudo nos seguintes aspectos:

- concursos públicos para todas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro, com periodicidade estabelecida, tal como é para o ingresso de novos diplomatas;
- capacitação, especialização e treinamento de todas as carreiras do Itamaraty, sem distinção;
- adequação salarial;
- estabelecimento de critérios objetivos para as promoções e as remoções;
- combate ao assédio;
- auxílio-educação para todos os servidores lotados no exterior;
- regulamentação dos plantões.

Como servidores do Ministério das Relações Exteriores, seguimos prontos a servir ao Brasil, desempenhando nosso papel com base na Constituição Federal, principalmente neste momento de crise sanitária, que já ceifou a vida de tantos brasileiros.

Para minimizar as nossas perdas, acreditamos na capacidade do diálogo produtivo e na articulação que, mais do que nunca, deve ser valorizada, como bem disse o novo ministro, o diplomata Carlos Alberto França."

João Marcelo Melo
Presidente do Sinditamaraty