O Sinditamaraty participou, nesta quarta-feira (26), do seminário “A Sociedade Brasileira e a Política Externa”, realizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em Brasília. O evento reuniu representantes do governo e da sociedade civil para discutir o contexto internacional, as prioridades nacionais e os mecanismos de diálogo entre Estado e sociedade na formulação da política externa brasileira.
Na abertura do seminário, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou os esforços do Itamaraty para ampliar a participação social. Segundo ele, desde o início do atual governo, o MRE retomou a atuação em cerca de 40 colegiados nacionais com presença da sociedade civil, reintegrou representantes da sociedade às delegações oficiais e criou a Assessoria de Participação Social e Diversidade.
Vieira também citou a realização de eventos com ampla participação social, como os Diálogos Amazônicos, a Cúpula Social do Mercosul, a Conferência da Diáspora Africana nas Américas, o G20 Social e os encontros do pilar social dos BRICS.
Ao marcar presença no seminário, o Sinditamaraty reafirma seu compromisso com uma política externa mais inclusiva, plural e conectada à sociedade brasileira e sua disposição para a construção de uma política externa que reflita a diversidade e os interesses do povo brasileiro.
O Sinditamaraty reforça que a participação social começa em casa — dentro do próprio Ministério das Relações Exteriores com o reconhecimento do papel institucional do sindicato no Estado democrático de direito e como legítimo representante de quem representa o Brasil.
Recorda-se que as carreiras representadas pelo Sinditamaraty não apenas são essenciais na formulação e execução da política externa brasileira, mas, também, são o núcleo social constitutitivo do MRE.