Sinditamaraty participa da reunião de encerramento do Grupo de Trabalho sobre o Fluxo da Carreira de Diplomata

Geral | 09 de março de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

O Sinditamaraty participou, hoje (9), da reunião de encerramento do Grupo de Trabalho sobre o Fluxo da Carreira de Diplomata. O GT, constituído pela Portaria nº 374, de 1º de fevereiro de 2022, tem como um de seus principais objetivos, apresentar um relatório final que aponte alternativas para possível reforma da carreira de diplomata.

O encontro foi promovido pela Secretaria-Geral das Relações Exteriores, que coordena o Grupo de Trabalho, e contou com a presença da Secretária-Geral, a embaixadora Maria Laura da Rocha; da Secretária de Gestão Administrativa (SGAD), Fátima Keiko Ishitani; da diretora do Departamento de Serviço Exterior (DSE), Daniella Ortega de Paiva Menezes; do chefe da Divisão de Pessoal (DP), Fernando de Azevedo Silva Perdigão; e do Coordenador do Grupo de Trabalho, embaixador Gilberto Fonseca Guimarães de Moura.

Também participaram do encerramento do GT, representantes do gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Assessoria Especial da Presidência da República, e das entidades que representam os servidores do MRE, dentre elas, o Sinditamaraty, a Associação das Mulheres Diplomatas do Brasil (AMDB), e a Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB).

Durante a reunião, os objetivos do GT, e a revisão dos fluxos das carreira de assistente de chancelaria e oficial de chancelaria foram discutidos. A intenção da Secretaria-Geral é que seja proposta uma nova lei do Serviço Exterior Brasileiro (SEB), e que haja colaboração das entidades para a elaboração do novo ordenamento.

Segundo a SG, o relatório final com as alternativas para a possível reforma da carreira de diplomata será divulgado entre os sindicatos e associações representantes dos servidores ainda esta semana. A pasta ainda informou que a previsão para a apresentação do documento, com espaço para o recebimento de sugestões das entidades, será na próxima terça-feira (14).

Para o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, é positivo que essa discussão seja aberta à participação das entidades, porém, temas como a revisão do fluxo de carreira não podem esperar mais. “A falta de medidas concretas afeta a motivação dos servidores e o gargalo ainda é muito grande. São mais de 15 anos de congestionamento de promoções de ACs e OCs”, declarou.

A revisão do fluxo de carreira em pauta

Saiba mais sobre as ações do Sindy relacionadas à pauta da revisão do fluxo de carreira em http://bit.ly/3JrjnPk.