SINDITAMARATY firma parceria com UNB para realizar ampla pesquisa sobre saúde do servidor relacionada ao trabalho

Geral | 08 de novembro de 2016

Com objetivo de investigar os riscos psicossociais relacionados ao trabalho, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) firmou parceria com a UNB para a realização de pesquisa sobre saúde do servidor e condições de trabalho.

A iniciativa, que será coordenada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador e o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), foi anunciada durante palestra, hoje, com a professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), Ana Magnólia Mendes.

A pesquisa tem por objetivo subsidiar a criação de novos dispositivos que assegurem a gestão coletiva da organização do trabalho, mantendo resultados eficazes em relação à produção, ao desempenho e qualidade dos serviços prestados a sociedade sem comprometer a saúde dos servidores. O projeto também prevê a instrumentalização cientifica e técnica dos dirigentes sindicais para propor políticas e práticas institucionais de prevenção do assédio moral e promoção da saúde mental.

Segundo a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz, a intenção é fazer um amplo diagnóstico dos processos e relações de trabalho no Itamaraty a fim de subsidiar os projetos desenvolvidos pelo sindicato visando a defesa de práticas modernas de gestão de pessoas, além da promoção e valorização da saúde do servidor. O estudo que terá duração de aproximadamente seis meses e os resultados devem ser apresentados em abril de 2017.

O estudo compreende a captação de dados quantitativos e qualitativos. Para captar os dados quantitativos será disponibilizado um questionário online, hospedado pelo instituto de pesquisa. O sindicato não terá qualquer acesso às respostas do questionário e será garantido o anonimato àqueles que responderem a pesquisa. O questionário ficará disponível de 28 de novembro a 15 de dezembro, aberta a servidores ativos e inativos.

A participação de todos é fundamental!