NOTÍCIAS

SINDITAMARATY firma parceria com UNB para realizar ampla pesquisa sobre saúde do servidor relacionada ao trabalho

SINDITAMARATY firma parceria com UNB para realizar ampla pesquisa sobre saúde do servidor relacionada ao trabalho

Com objetivo de investigar os riscos psicossociais relacionados ao trabalho, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) firmou parceria com a UNB para a realização de pesquisa sobre saúde do servidor e condições de trabalho.

A iniciativa, que será coordenada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador e o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), foi anunciada durante palestra, hoje, com a professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), Ana Magnólia Mendes.

A pesquisa tem por objetivo subsidiar a criação de novos dispositivos que assegurem a gestão coletiva da organização do trabalho, mantendo resultados eficazes em relação à produção, ao desempenho e qualidade dos serviços prestados a sociedade sem comprometer a saúde dos servidores. O projeto também prevê a instrumentalização cientifica e técnica dos dirigentes sindicais para propor políticas e práticas institucionais de prevenção do assédio moral e promoção da saúde mental.

Segundo a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz, a intenção é fazer um amplo diagnóstico dos processos e relações de trabalho no Itamaraty a fim de subsidiar os projetos desenvolvidos pelo sindicato visando a defesa de práticas modernas de gestão de pessoas, além da promoção e valorização da saúde do servidor. O estudo que terá duração de aproximadamente seis meses e os resultados devem ser apresentados em abril de 2017.

O estudo compreende a captação de dados quantitativos e qualitativos. Para captar os dados quantitativos será disponibilizado um questionário online, hospedado pelo instituto de pesquisa. O sindicato não terá qualquer acesso às respostas do questionário e será garantido o anonimato àqueles que responderem a pesquisa. O questionário ficará disponível de 28 de novembro a 15 de dezembro, aberta a servidores ativos e inativos.

A participação de todos é fundamental!