Sinditamaraty firma acordo de cooperação e lançará curso sobre Bem-Estar Financeiro

Finanças | 11 de abril de 2022

Autor: Erika Braz

Pensando na saúde financeira de seus filiados, o Sinditamaraty acaba de firmar um Acordo de Cooperação Técnica com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – uma autarquia governamental que visa, entre outros objetivos, a educação financeira da população. A parceria resultará em um curso chamado “Bem-Estar Financeiro”, utilizando material da CVM e financiado pelo Sinditamaraty.

O objetivo deste projeto é auxiliar os servidores do Itamaraty a administrar melhor seus rendimentos para pagar dívidas, comprar a casa própria, arcar com a educação dos filhos, organizar a aposentadoria e guardar uma reserva para emergências. O público-alvo são os que precisam de soluções imediatas, aqueles que não sabem ou têm dificuldades de lidar com as finanças.

Apesar de ser pensado para os servidores, o projeto atenderá também profissionais autônomos e qualquer pessoa que trabalhe e tenha rendimento. A intenção do Sindicato é, após colocar o curso à disposição dos filiados, também fechar parcerias com o próprio Itamaraty e entidade sindicais, para disseminar o conhecimento e alcançar o maior número de beneficiados possível.

Bem-Estar Financeiro
Formulado no formato de vídeosaulas, o curso terá como professor um oficial de chancelaria, filiado do Sinditamaraty. Paulo Albuquerque é servidor do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e, em paralelo ao Serviço Exterior Brasileiro, se especializou em mercado financeiro e acumula experiência superior a 15 anos. Atualmente é gestor, consultor e analista de valores mobiliários da CVM; gestor de um clube de investimentos e sócio de uma empresa de educação financeira e de soluções tecnológicas para o mercado financeiro.

Para Paulo Albuquerque, o programa é um meio de corrigir uma deficiência na educação financeira no Brasil, onde, normalmente e historicamente, crianças, adolescentes e até mesmo a população que frequenta o ensino superior não têm contato com disciplinas que ensinam a gestão e a aplicação do dinheiro. “A gente tem uma geração perdida, que é a geração atual. A geração de pessoas economicamente ativas, que tem o seu salário, seus rendimentos e não dão tratamento adequado para o fruto do seu trabalho. Essa geração é uma vítima da falta de educação financeira no passado”, destaca o servidor.

Parceria benéfica
É a primeira vez que a Comissão de Valores Mobiliários firma parceria com uma entidade sindical. O Acordo de Cooperação Técnica foi pensado justamente para alavancar o conteúdo criado pela CVM, mas que até então ocorria apenas em ambiente presencial, para um número limitado de estudantes. Para servidores do Itamaraty, por exemplo, fazer um curso deste presencialmente seria complicado, justamente pela natureza do trabalho, que exige que eles estejam em vários locais do mundo.

Paulo Albuquerque enfatiza que o programa Bem-Estar Financeiro é necessário para os servidores do MRE. “No começo, quando pensamos em conceber um programa de educação financeira para os servidores do Itamaraty, nós pensamos muito na área de investimento, sobre renda fixa, ações. Mas é muito claro que temos que dar um passo atrás, pois, para investir, o dinheiro tem que sobrar. Então, as pessoas não podem estar com dívidas, têm que desenvolver uma relação saudável com o dinheiro. Na nossa profissão a situação é delicada, por causa da situação de vida. A gente sofre um desterro, fica numa situação de fragilidade, muitas vezes no exterior, e acaba gastando muito dinheiro”, destaca.

Com a parceria, a CVM cumpre o papel de levar educação financeira à população e os servidores ganharão conhecimento de qualidade e produzida por fonte confiável. Todo o material das vídeo-aulas, do roteiro à divulgação, será feito com a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários.

Utilidade pública
Sobre esta parceria, o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, lembrou que no início da cooperação do Sindicato com o Setor de Assistência Médica e Social do MRE (SAMS) e com a Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento (DTA), ficou claro que o problema dos servidores do Itamaraty não é só saúde física, mas também saúde financeira.

Por isso, este projeto atenderá uma necessidade real na vida dos filiados. “O servidor do MRE, em geral, não tem acesso às ferramentas que este curso pode oferecer, especialmente quando você considera que o servidor típico do Itamaraty não passa boa parte da vida no Brasil e, sim, no exterior, onde ele tem acesso a outros tipos de investimento”.

Na cooperação com o SAMS e com a DTA, o Sindicato é responsável por executar e apoiar projetos que visam a saúde do servidor. “E também a preparação para a aposentadoria, por exemplo. E este curso, que é pioneiro e vem sendo pensado desde a minha primeira gestão frente ao Sinditamaraty, representa um auxílio importante para quem deseja se aposentar bem, sem problemas financeiros”, destaca João Marcelo.

Educação financeira
O superintendente de proteção e orientação aos investidores (SOI) da CVM, José Alexandre Vasco, ressalta a importância do projeto. "O Programa Bem-Estar Financeiro é uma iniciativa educacional da CVM para levar educação financeira ao ambiente de trabalho. O objetivo principal do Programa é melhorar o bem-estar financeiro dos participantes e seus familiares. A parceria entre a CVM e o Sinditamaraty prevê a adaptação do conteúdo do Programa para a forma de videoaulas gravadas, a fim de que seja possível a sua execução 100% no formato on-line/EAD. Esse novo formato possibilitará a ampla disseminação do Programa, inicialmente junto a servidores do Itamaraty, tanto no Brasil quanto no exterior, mas, em um segundo momento, abrangendo outros servidores públicos e o público em geral."

As vídeosaulas devem ser disponibilizadas no segundo semestre de 2022, em plataforma própria do Sinditamaraty. Acompanhe as redes sociais do Sindicato e fique informado(a) sobre este projeto!