O Sinditamaraty participou, na última quarta-feira (1º/10), do painel “Boas Práticas em Negociação, Avanços e Desafios”, parte da programação do segundo e último dia do 1º Seminário Internacional sobre Relações de Trabalho no Serviço Público, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O fórum trouxe reflexões sobre experiências e desafios enfrentados pelas entidades sindicais.
Durante sua fala, a presidente do Sinditamaraty, Gabriela Perfeito, fez uma breve apresentação do sindicato e relembrou momentos que marcaram a história da entidade e da categoria. Entre eles, destacou a campanha permanente de combate ao assédio, iniciada em 2023 e as greves de 2012 e 2014, que mobilizaram servidoras e servidores de todo o mundo, já que 60% está distribuído em outros países.
Segundo a presidente, o diálogo e a negociação são instrumentos fundamentais para avançar na defesa dos direitos das servidoras e servidores do Serviço Exterior Brasileiro (SEB). “Um dos grandes aprendizados em relação à criação de espaços seguros de negociação, é que precisamos ter espaço para não ter que chegar a usar a greve. Negociar é algo que deve ser feito, que faz parte do processo democrático”, reforçou.
Iniciativas como a criação de mesas tripartites, que contam com a participação da bancada sindical, da administração do órgão e representantes do MGI, além da normatização da negociação coletiva no serviço público, também estiveram entre os pontos debatidos.
Além do Sinditamaraty, participaram do painel o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep), João Gabriel Guimarães Buonavita, o coordenador do Fórum dos Servidores Estaduais de Pernambuco, Paulo Roberto Batista da Rocha, e o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), Adriano Tambone.
Reforma Administrativa e MNNP
Os desafios de realizar uma Reforma Administrativa alinhada ao desenvolvimento inclusivo e sustentável foram tema do primeiro painel do dia. O fórum, que debateu a necessidade de modernizar o serviço público de maneira eficiente, garantindo direitos, reuniu o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Pereira Cardoso Júnior, diretor de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Alexandre de Ávila Gomide, e a diretora técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Na sequência, o MGI realizou o lançamento da segunda edição da cartilha da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Retomada em 2023, a MNNP é um canal de diálogo para a negociação coletiva entre o governo federal e os representantes dos servidores públicos.