Notícias

Sinditamaraty cumprimenta novo ministro e solicita audiência para apresentar pautas

Institucional | 06 de abril de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


O diplomata Carlos Alberto Franco França tomou posse como ministro das Relações Exteriores (MRE) na manhã desta terça-feira (6), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. O Sinditamaraty enviou ofício cumprimentando o novo ministro e desejando-lhe sucesso no cargo. Pelo documento, a entidade destacou que, há 11 anos, trabalha pela valorização do Serviço Exterior Brasileiro e busca estabelecer um diálogo positivo com a Administração do MRE. Além disso, foi solicitada reunião entre França e os dirigentes do Sinditamaraty, para que ele conheça as pautas e os desafios urgentes a serem enfrentados.

Ministro de primeira classe, Carlos França substitui Ernesto Araújo em um momento delicado para todas as nações, por causa da pandemia da Covid-19. Como a cerimônia de posse foi reservada e sem transmissão ou cobertura da imprensa, o Itamaraty divulgou seu discurso, já como ministro de Estado. Nele, França destaca como prioridade a “busca de remédios necessários ao tratamento dos pacientes em estado mais grave”.

O ministro assegurou: “as Missões diplomáticas e Consulados do Brasil no exterior estarão cada vez mais engajados numa verdadeira diplomacia da saúde. Em diferentes partes do mundo, serão crescentes os contatos com governos e laboratórios, para mapear as vacinas disponíveis”. Carlos França ainda falou sobre desenvolvimento sustentável, cooperação internacional sem exclusões, economia e união com demais Poderes do Brasil.

Ofício
O ofício destinado ao novo chanceler apresenta, ponto a ponto, os principais assuntos de interesse das carreiras do SEB, entre eles, a urgência na recomposição dos quadros de servidores do MRE, particularmente das carreiras de Oficial de Chancelaria e Assistente de Chancelaria. E, também, a mudança nos planos de remoção com critérios mais objetivos e que contemplem, além das necessidades do Serviço Exterior, o interesse dos servidores e de suas famílias.

Assinado pelo presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, o texto convoca: “Esperamos, em momento oportuno, poder aprofundar e tratar – destes temas - com Vossa Excelência”. 

Biografia
Carlos França, de 56 anos, nasceu em Goiânia (GO). Graduou-se em Direito e Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Iniciou a carreira no Serviço Exterior Brasileiro em 1991, como diplomata. Foi chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia no Itamaraty, em Brasília, ministro-conselheiro na Embaixada do Brasil na Bolívia e serviu em representações diplomáticas em Washington, nos Estados Unidos, e em Assunção, no Paraguai.

França é autor de livros sobre a exploração do potencial hidrelétrico do Rio Madeira e as relações entre Brasil e Bolívia. 

Antes de ser nomeado ministro do Itamaraty, ocupava o cargo de assessor especial do presidente da República, Jair Bolsonaro. E também foi chefe do cerimonial da Presidência da República na gestão Bolsonaro e na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. 

Confira aqui a íntegra do ofício enviado ao ministro