SINDITAMARATY apresenta resultados e faz aniversário de um mês da greve

Geral | 21 de setembro de 2016

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada, nesta quarta-feira (21), o Sindicato Nacional do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) apresentou os resultados da greve. A assembleia foi concluída com o aniversário de um mês do movimento grevista.
A greve foi deflagrada no dia 22 de agosto e tem adesão de 112 postos no exterior, incluindo embaixadas, consulados, delegações e missões, de cinco escritórios regionais e da Secretaria de Relações Exteriores. A categoria reivindica a equiparação da remuneração do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado.Assem 21 09 12
Segundo a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz, a resistência em relação ao pleito da categoria não se explica quando se analisa o baixo impacto econômico das propostas de equiparação apresentada pelo sindicato. "É uma questão política. Ninguém, incluindo o nosso ministro, está disposto a comprar essa briga por nós", disse.
No Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão as negociações começaram no início de 2015. Por diversas vezes, o ministério colocou na mesa proposta de reajuste de 27,9%, percentual que só considera a inflação e que foi rejeitada pelos servidores. A remuneração dos servidores do Itamaraty, quando comparada à das carreiras típicas de Estado, está defasada em mais de 30%, a depender da carreira.
Apesar das dificuldades de diálogo com o Itamaraty, a presidente do SINDITAMARATY avaliou que a greve deu visibilidade às reivindicações da categoria e fez com que a situação dos servidores fosse conhecida por parlamentares, pelas demais entidades sindicais e pela imprensa. Nos últimos dias, a greve foi tema de destaque na fala da presidente do SINDITAMARATY no Congresso Nacional, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e na fala do senador Humberto Costa, que apresentou, nesta terça-feira (21), requerimento à Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, do Senado Federal, pedindo que o ministro das Relações Exteriores, José Serra, seja convocado pelo Senado a dar explicações por não negociar com os servidores do órgão.
Para Suellen, além do reconhecimento de setores da sociedade, a greve trouxe a conscientização dos servidores, empenho e união da coletividade em defesa de interesses comuns. Com objetivo de levar esse engajamento para além do movimento grevista, o SINDITAMARATY constituirá grupos de trabalho para discussão de temas que impactam o dia a dia destes profissionais, como os problemas do plantão consular e da residência funcional, o direito de capacitação e a necessidade de reestruturação das carreiras do SEB.

Por Adriana de Araújo Foto Marcos Vasconcellos