Sindicato pede ao IRBR mais informações sobre programa de ação afirmativa

Geral | 14 de janeiro de 2021

Por meio de ofício, o Sinditamaraty questionou o Instituto Rio Branco (IRBR) sobre o programa de ação afirmativa que tem por objetivo ampliar as condições de ingresso de brasileiros negros na carreira de diplomata. O motivo do questionamento foi a mudança no método de seleção dos candidatos.

A entidade também solicitou à diretora-geral do IRBR, Maria Stela Frota, informações sobre o atual processo de seleção de candidatos. E agradeceu, antecipadamente, a atenção dedicada pela diretora em atender as questões levantadas pelo Sinditamaraty.

Questionamentos
Assinado pelo presidente do Sindicato, João Marcelo Melo, o ofício traz as seguintes questões:

1 – Quais foram os critérios utilizados pelo Instituto Rio Branco ao convocar 70 candidatos para concorrerem a 44 bolsas no ano de 2019 enquanto que, atualmente, sem a manutenção da proporção de convocados por vaga, apenas 33 deles foram convocados para concorrer ao universo de 28 vagas?

2 – Quais foram as razões que levaram a reavaliação e aumento de patamar da nota de corte do concurso de bolsas oferecidas no âmbito do programa em comento?

3 – Tendo em vista que o resultado do concurso passado concedeu 40 bolsas de estudo, as 4 bolsas remanescentes foram incluídas no universo de oportunidades do edital atual?

4 – Sabendo que há, na lista de convocados para o procedimento complementar à autodeclaração, ao menos 9 candidatos que serão eliminados quando foram aplicadas as regras editalícias, o que levará à não concessão da totalidade de bolsas disponibilizadas para o ano, por qual razão não foram convocadas mais pessoas para as fases seguintes do concurso?

5 – O edital prevê como condição para renovação da bolsa para o edital corrente que o candidato tivesse sido aprovado na primeira fase do CACD do ano anterior. Considerando que o valor da bolsa foi concedido aos selecionados com uma semana de antecedência da prova – fato que impediu a utilização do valor para melhoria efetiva do candidato para o certame – a regra de aprovação na primeira fase do certame seria critério eliminatório para o candidato que pretenda renovar a bolsa para a seleção em curso?

O programa de ação afirmativa foi criado em 2002 para ampliar a diversidade do Serviço Exterior Brasileiro (SEB).

Leia o ofício na íntegra