Sindicato doa equipamento à Sala de Amamentação do Itamaraty

Geral | 08 de agosto de 2019

Com o objetivo de melhorar o atendimento às lactantes, o Sinditamaraty doou, nesta quinta-feira (8), um esterilizador de micro-ondas à Sala de Amamentação do Setor de Assistência Médica e Social (SAMS) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O equipamento é fundamental para que as mulheres possam coletar o leite e refrigerá-lo, com segurança, durante o horário de expediente.

“O esterilizador era uma demanda antiga desse espaço. Nosso intuito é o que o local seja cada vez mais frequentado pelas mães do Itamaraty. Sabemos que o retorno ao trabalho, depois do parto, é um momento delicado. Por isso, queremos que o ambiente laboral seja acolhedor nessa fase”, afirmou o presidente do Sindicato, João Marcelo Melo.

Inaugurada há pouco mais de oito meses, a Sala de Apoio à Amamentação conta com poltrona, micro-ondas, geladeira e lavatório exclusivos para manipulação e armazenamento do leite. “A parceria com o Sinditamaraty foi muito importante, uma vez que sanou a carência que tínhamos de forma mais ágil e simples. Isso demonstra a preocupação da entidade com o servidor, que também é compartilhada com a Administração”, ressaltou a chefe do SAMS, Daniele Chaves.

Mãe Nutriz
Desde junho de 2018, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores vem atuando para que, após o período de licença, as lactantes possam ter um retorno ao trabalho com mais qualidade. Há um ano, a entidade sugeriu ao MRE a implementação do Programa Mãe Nutriz.

A iniciativa, já executada em outros órgãos como o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU), visa regulamentar a redução da jornada de trabalho das mães para 6 horas ininterruptas. A ideia é possibilitar o convívio, a continuidade da amamentação e o pleno desenvolvimento infantil no retorno da licença-maternidade.

Semana do Aleitamento Materno
A doação do Sinditamaraty ocorre em consonância com a Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada na primeira semana de agosto em mais de 120 países. Estabelecida em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a data tem o objetivo de promover a “Declaração de Innocenti”, estabelecendo metas para a mulher amamentar de forma segura e encorajando a sociedade a se envolver nessa causa.

WhatsApp Image 2019 08 08 at 12.29.16