SGEX responde a questionamentos do SINDITAMARATY

Geral | 07 de junho de 2017

A Subsecretaria-Geral do Serviço Exterior enviou ofício ao SINDITAMARATY em resposta ao pedido de explicações da entidade sobre o plano de remoções dos servidores para 2017. De acordo com o documento, mesmo com o corte de 43% do orçamento do Ministério, está mantido o calendário tradicional de movimentações regulares para o primeiro semestre deste ano.

Havendo recursos, o do segundo também será mantido.

A prioridade, segundo a Administração, é lotar os postos com carência crônica de pessoal do quadro, que são os de categoria D, onde estão lotados apenas 8% dos oficiais e diplomatas e 20% dos assistentes de chancelaria com missão permanente no exterior. Ainda segundo o ofício, os sistemas de avaliação dos servidores estão sendo revistos e aperfeiçoados. É o que espera e irá acompanhar o SINDITAMARATY.

Entenda
No início do último mês de maio, o SINDITAMARATY solicitou explicações à Secretaria-Geral das Relações Exteriores sobre as portarias nºs 366, 367, 368 e 369 que tratam, respectivamente, da definição de lotação numérica dos postos no exterior, das remoções “casadas” de Diplomatas, Oficiais de Chancelaria, Assistentes de Chancelaria e servidores do PGPE/PCC.

As publicações dos expedientes surpreenderam o SINDITAMARATY. O Sindicato “não entende por quais razões o Ministério das Relações Exteriores vêm, sistematicamente, relegando a segundo plano a definição clara e objetiva da periodicidade mínima para a inauguração dos planos de remoção, submetendo seus servidores às incertezas que afetam, dentre outros aspectos, a administração de suas vidas funcional, social, familiar e até mesmo financeira.”