Servidores do Itamaraty encerram greve mais longa da história do ministério

Geral | 03 de outubro de 2016

Servidores do Itamaraty decidiram encerrar greve deflagrada no último dia 22 de agosto. O resultado de votação online, que teve duração de três dias, foi informado pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) em Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira (03).
No total, 1029 votos foram contabilizados. Sendo 79,68% favoráveis ao encerramento do movimento paredista. Apenas dois votos foram anulados por duplicidade.
Segundo a presidente do SINDITAMARATY, a entidade aguarda reunião com a Administração do Itamaraty para negociar a reposição do trabalho acumulado. A recomendação dos advogados do SINDITAMARATY é que não sejam executadas as tarefas atrasadas, uma vez que foram descontados dias não trabalhados na folha de pagamentos do mês de setembro. O sindicato também vai peticionar na Justiça o cumprimento da decisão que proibiu o Itamaraty de descontar os dias parados dos grevistas.
Essa foi a greve mais longa já enfrentada pelo Itamaraty. Após 44 dias de braços cruzados, a categoria retorna ao trabalho nesta terça-feira (04), no Brasil e nas mais de 112 repartições diplomáticas no exterior que aderiram ao movimento.
A greve foi motivada pelos fracassos nas negociações salariais com o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, iniciadas em março de 2015, que reiteradamente ofereceu a proposta de reajuste de 27,9%. O percentual foi votado e rechaçado pelos servidores em, pelo menos, três oportunidades. A categoria defende a equiparação da remuneração do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado.
Apesar do fim da greve,  a categoria continua mobilizada em prol do pleito de equiparação salarial. “Vamos direcionar os esforços para outras frentes de atuação, como, por exemplo, buscar apoio de autoridades do Poder Executivo e Legislativo”, afirmou a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz.

Resultado da votação

Por Adriana de Araújo