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Saiu na Bola: MRE se pronuncia sobre uso da plataforma SouGov

Saiu na Bola | 14 de março de 2022

Autor: Erika Braz

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A Divisão de Pessoal do Ministério das Relações Exteriores (DP/MRE) informou que os servidores do Itamaraty não devem utilizar a plataforma SouGov, para solicitar serviços que já estão disponíveis no sistema próprio do MRE, o Gestão Integrada de Solicitações (GIS), como a validação de dados, por exemplo.
 
Segundo a DP, o MRE “tem mantido tratativas com o Ministério da Economia de modo a assegurar que a plataforma SouGov se adapte às peculiaridades do Itamaraty antes de ser utilizada por seus servidores”, informou a Divisão por meio da Bola do Dia.
 
O SouGov funciona em uma página da web ou por meio de um aplicativo para celulares e tablets. Ele faz parte do projeto que o governo federal chama de “transformação digital” e é coordenado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital vinculada ao Ministério da Economia. Nele, os servidores federais já podem acessar mais de 70 serviços que antes fariam pelo Sigepe e outras plataformas.
 
Desde o início de 2021, o governo federal tem migrado uma série de serviços relacionados à gestão de pessoas da Administração Pública Federal e concentrado nesta plataforma. No entanto, apenas alguns poucos serviços eram disponíveis para os servidores do MRE. Agora, por meio desse boletim na Bola do Dia, fica sabido sobre o pedido de adaptação às peculiaridades do Itamaraty.
 
De acordo com a Divisão de Pessoal, caso haja a disponibilização de serviços do Itamaraty no SouGov, haverá “ampla divulgação”. Portanto, até que as peculiaridades do Itamaraty sejam atendidas, o Ministério das Relações Exteriores vai aplicar a exceção prevista no artigo 8º da Portaria 1.455, de 16 de fevereiro do ME, “para todos os servidores do MRE”.